De Soraia a 16 de Junho de 2010 às 14:20

Olá Buxi. Não sei como vim parar ao seu blog mas fiquei muito supreendida com o tipo de informações nele contidas e resolvi pesquisar mais aprofundadamente o que aqui se trata, relativamente ao glutamato e ao aspartame. Encontrei este site que pode ser do seu interesse... aqui refere que o glutamato é um aminoacido natural do organismo humano, e natural de muitos alimentos que conhece, ou seja é um intensificador de sabor natural dos alimentos. Quando é introduzido artificialmente, este não passa de um certo nível, pois como intensifica o sabor, o objectivo é enriquecer o paladar desse alimento e não estragá-lo, e esses níveis mantém-se iguais aos níveis de quando os alimentos têm na sua composição natural glutamato. Aliás até se propõe que o glutamato faça parte dos 4 paladares, doce, azedo, amargo e salgado, e umami que será o paladar que o glumato cria. No mesmo site está um artigo que explica como funciona o glutamato no nosso organismo. Aí diz que este é muito importante, contudo também deixa transparecer que apenas na quantidade certa. É certo que devemos ter em atenção o não consumo discrepante de alimentos com glutamato principalmente nos que o objectivo não é apenas intensificar o sabor, mas também produzir enzimas que viciem o nosso paladar e nos façam querer consumir mais daquele produto (só de olhar para as embalegens o nosso cerebro gera reações quimicas que chegam ao estomago e ao nosso paladar de forma a querermos indubitavelmente aquele alimento) tais como chocolates, batatas fritas, certos tipo de bolachas, bolos de compra etc etc etc, contudo, não é necessário a cada produto alimentar que adquirirmos lermos o rótulo e se tiver glumatato na sua composição o eliminar! Pois este também é deveras importante no nosso organismo! MAs, como tudo, é necessária moderação. o glutamato é introdizido em bolachas, chocolates, bolos de compra, produtos enlatados, mas também existe nas frutas, nos legumes, no arroz, etc. Temos de ver o que devemos consumir, no entanto nao devemos erradicar este aminoácido da nossa dieta...

Atrevo-me ainda a referir algo importante que li no seu blog. A Buxi elimina TOTALMENTE o açucar da sua alimentação? Não creio que esteja a agir correctamente... Caso esteja gostaria entao de lhe perguntar se consultou algum médico que a incentivasse a retirar todo o acucar da sua alimentação... Não creio que isso seja benefico, contudo nao tenho nenhum fundamento pesquisado a não ser, conhecimento geral de que o acucar ajuda a produzir enzimas necessarias ao nosso organismo e acelara o seu metabolismo, nas quantiodades certas obviamente, contudo, se ele nao receber qualquer tipo de acucar (e nao so frutose) pode criar lentidao no metabolismo, e quedas de tenção... corrija-me se estiver errada.

Muito interessante o seu blog, aguardo resposta.

o site sobre glutamato: http://portuguese.glutamato.org/default.asp (http://portuguese.glutamato.org/default.asp)

De buxi a 16 de Junho de 2010 às 20:16
Olá Soraia, obrigada pelo seu interesse :)
Conheço o glutamato natural que existem nos alimentos. No entanto , o que é introduzido nos alimentos processados nao é o mesmo que está em alimentos como tomate ou cogumelos que o possuem na sua forma natural o chamado "bounded" em ingles.O que é introduzido o glutamato "free" (perdoe-me o ingles mas os conhecimentos que adquiri foram me dados nestes termos e nao sei a traduçao), de muito maior impacto a nivel neuronal e potencialmente nocivo a saude. 


Sobre este tema recomendo a leitura do livro "Excitotoxines, the taste that Kills" do Dr. Russell Blaylock onde ele explica muito bem esta situaçao.
Quanto ao açucar, nao me refiro a todos os hidratos de carbono, apenas ao açucar refinado (o chamado branco) e alimentos de elevado indice glicemico, dai nao ficar totalmente desprovida, apenas elimino os chamados hidratos de carbono "maus". 



De Francisco a 13 de Junho de 2012 às 14:34

E porque não consultar http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10736380 (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10736380)

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.