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Lembrei-me que alguns paises nordicos, como o caso aqui da Irlanda, comem feijão ao pequeno almoço acompanhado de tomate . Isto é a combinação ideal para se ter bastante ferro. Pois o feijão é rico em ferro que com a vitamina C do tomate faz com que seja melhor absorvido pelo organismo.

 

Será por isso que os nordicos são tão energicos?

 

Ainda há pouco fui ao médico que me falou que há muita gente com carencia de ferro em Portugal, principalmente mulheres, felizmente o meu estava  normal, mas convém prevenir.

 

 

Andei então a a ver qual dos feijões teria mais ferro por 100gr (pesado cru) .

 

  • Feijão Branco - 7,7 mg
  • Feijão Vermelho - 9,4 mg
  • Feijão Preto - 5 mg

Portanto o vermelho bate o recorde, tem o equivalente em ferro a 5 bifes!! Tem cerca de metade das necessidades diárias de ferro para uma mulher (18 mg). O que descobri também é que o feijão é muito rico em outros minerais como magnesio, calcio, cobre, etc como podem na tabela ao lado.

 

O feijão, tem o indice glicemico baixo, portanto ideal para dietas. O que engorda é o que lhe metem em cima, não o feijão. Enche bastante é outro factor importante.

 

Em termos caloricos se comermos cerca de 100 gramas cozido anda pelas 92 calorias.Nada por ai além.

 

Não esquecer que o valor em cru é diferente do cozido, pois absorve muita agua e fica mais pesado.

 

Ora bem, dá energia pelo ferro, boa disposição pelo magnesio e ainda ajuda a emagrecer, não temos muito a perder.

 

Só há um senão que toda gente teme, o factor gás :P Mas não se preocupem que já andei a pesquisar na net truques para minorar esse problema:

 

Um deles é quando se colocam os feijões de molho em agua, colocar também um pouco de vinagre. Antes de ir para a panela passar os feijões bem por água.

 

Outro dos truques é mudar varias vezes de água em vez de ficar so numa as horas todas.

 

Vou experimentar ! É que as vezes dá-me uma moleza para arrumar a casa, pode ser que o feijão me dê energia :P

 

Beijokas!

 

 

 

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