De Cristiana a 22 de Março de 2010 às 19:25
Começo por congratular a autor/a do site. É muito útil, inteligente e inovador. Artigos interessantes e apelativos.

Temos tantos ingredientes "proibidos", como é exemplo neste artigo, algumas papas para os bebés, que me questiono: o que os pode substituir? E como fugir do aspartame e do glutamato se eles estão em tudo o que é comestível?

Muito obrigada pelas dicas!

De buxi a 22 de Março de 2010 às 20:00
Olá Cristina e obrigada pelo elogio, a maioria das coisas que meto aqui são coisas que vou lendo em livros e estudos, so gosto de partilhar.

Como nao sou nutricionista nao sou muito indicada para dar indicações, mas posso dar sugestoes.

Para evitar estes aditivos que falei basta confeccionar comidas simples, apenas usando condimentos naturais. Por exemplo, se fizer carne em casa, evite usar condimentos ja prontos como caldos em cubos que contem glutamato ou proteina hidrolisada que e a mesma coisa.

Use o bom e velho azeite com cebola e tomate picado digo tomate porque muitas vezes as polpas de tomate tambem contem esses aditivos. e use sim ervas aromaticas como salsa ,coentros,etc.
para os bebes julgo que o mais indicado é o leite materno e sopas feitas apenas de legumes triturados sem adição de nada que seja quimico,mas repito, nao sou nutricionista nem pediatra e nao posso prescrever menus para crianças ( nem para adultos)

Os iogurtes é optar so pelos naturais simples e colocar fruta fresca. Comer frutas, frutos secos,carne,peixe sem terem sido processados. Optar pelo pao sem quimicos, apenas com os ingredientes basicos.

No fundo é evitar comidas ja prontas e ler os rotulos antes de comprar comidas processadas.

Porque esses quimicos so se encontram nesse tipo de alimentos. Existem muitas combinações que se podem fazer com carne, peixe,ovos,frutas e legumes sem ser necessario ter de comprar ja feito. Vai ver que há muita comida a nossa disposição sem quimicos :)
Por exemplo eu como ao pequeno almoço aveia e enche bastante e nao tem qualquer tipo de quimico.Tambem costumo grelhar pernas de frango so com sal e ficam bastante saborosas. Cozer arroz e massa so com sal, sem adicinar molhos ja prontos. Coisas simples