Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Em portugues não encontrei grande coisa, mas encontrei neste site em ingles alimentos e aditivos que tem fosfato. E importante para quem é sensivel a este elemento.

 

Traduzi aqui alguns, mas podem ler o artigo original que é mais completo aqui

 

  • Estes são os que normalmente lhe adicionam como aditivo:

 

Refrigerantes, especialmente cola  e limonada efervescente
Xarope de bebidas de fruta (fruit syrup beverages)
Chocolate, pirulitos, balas, doces e mais alguma coisa com um elevado teor de ácido cítrico e teor de açúcar
Ice-cream (gelados)
Leite desnatado em pó (geralmente adicionados aos alimentos processados)
Bolachas, biscoitos, bolos do supermercado
Ketchup
Maionese
peixe do tipo douradinhos
O queijo fundido, queijo fundido especialmente macio
Pizzas congeladas
Cachorro-quente
As carnes processadas
Fermento em pó e farinha com fermento geralmente contém  fosfato
Evite todos os alimentos que lista como um ingrediente sais minerais, emulsionantes e lecitina.

 

  • Estes são os que tem fosfato na sua forma natural (já vem com eles)

 

A gema do ovo
Leite
Nozes
O germe de trigo
A soja e seus subprodutos
Ervilhas
Feijão
Lentilhas
Milho
Cogumelos
Aveia
Cacau (chocolate)
fígado, mioleira, rins de animais (perdoem-me a tradução meia minha e meia do google)

 

 

  • Em rótulos de produtos alimentares na Europa o número será antecedido pela letra "E"


101
Riboflavina 5'-fosfato de sódio
240
Potássio monobásico
338
Ácido ortofosfórico
Ácido Fosfórico
339
Hidrogeno-ortofosfato dissódico
Ortofosfato de sódio hidratado
Fosfato de sódio monobásico
Fosfato de sódio dibásico
Fosfato de sódio tribásico
341
Ácido fosfato de cálcio
Hidrogeno-ortofosfato de cálcio
Fosfato de cálcio monobásico
Fosfato de cálcio dibásico
Fosfato de cálcio tribásico
Ortofosfato monocálcico
Ortofosfato tricálcico
343
Hidrogenofosfato de magnésio
Magnésio dibásico de hidrogênio
Magnésio tribásico de hidrogênio
442
Fosfatidos de amónio
Sais de amónio de ácidos fosfatados
450
Pirofosfato ácido de sódio
Difosfato dissódico di -
Pirofosfato dissódico di -
Trifosfato pentassódico
Polifosfatos, potássio e sódio
Polifosfatos de potássio
Tripolifosfato de potássio
Pirofosfato ácido de sódio
Polifosfatos de sódio
Pirofosfato de sódio
Tripolifosfato de sódio
Difosfato tetrapotássico
Difosfato tetrassódico
Difosfato trissódico
Ortofosfato trissódico
450 (a)
Amônio dibásico
450 (a)
Amônio monobásico
540
Difosfato
541
Alumínio fosfato de sódio, ácido
Sódio fosfato de alumínio, de base
542
Bone fosfato, comestíveis
Fosfato de ossos comestíveis
544
Polifosfatos de cálcio
Polifosfatos, de cálcio
545
Polifosfatos polifosfatos de amônio, amônio
627
Guanosina 5 '- (fosfato dissódico)
631
Inosina 5 '- (fosfato dissódico)
1410
Fosfato de amido monossubstituído
1412
Fosfato Distarch
1413
Fosfato de amido fosfatado
1414
Fosfato de amido acetilado
1442 Fosfato de amido de hidroxipropilmetilcelulose

Autoria e outros dados (tags, etc)

Cada amendoa tem 7 calorias, o que é pouco, mas mesmo assim as pessoas acham que não se pode comer...A vantagem é que um punhado enche bem mais que um iogurte ou outro alimento porque simplesmente tem gordura que tem efeito saciante e não tem açucar que faria disparar a insulina e abrir o apetite. Os Cajus já são mais doces e por isso um pouco traiçoeiros, mas mesmo assim vai um ou outro. As nozes é que já nao aconselho (para dietas) pois sao bem mais caloricas.

 

Uma coisa que as pessoas fazem confusão é as calorias e gorduras das amendoas. Uma pessoa quando diz que uma amendoa tem 7 calorias não tem de adicionar mais a gordura. Estas calorias provem da gordura, visto nao terem açucar. Ou seja , as 7 calorias ja estao a contar com tudo, inclusive a gordura que contem. Pois cada grama de gordura equivale a 9 calorias. Ou seja, em principio cada amendoa nao chega a ter 1 grama de gordura.

 

Dai a minha preferencia por alimentos sem açucar e com gordura (saudavel) com peso e medida como as amendoas, salmão e abacate.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Artigo aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)


Couves à Bulhão Pato!

por buxi, em 14.01.10

Como não sou grande apreciadora de legumes, costumo inventar um pouco a ver se descubro uma maneira de os comer.

 

Desta vez sairam umas couves porreiras.

 

É a mesma receita de Ameijoas a Bulhão Pato so que em vez de ameijoas foram couves cozidas :D

 

Então cá vai:

 

Cozem-se as couves, so com sal, ate ficarem mais moles.

 

Numa frigideira a parte, coloca-se um pouco de azeite e dois dentes de alho fatiados.

 

Quando já estiverem a borbulhar colocar uma boa porção de coentros frescos.

 

Depois é so colocar as couves (ja com a agua escorrida) , deixar fervilhar durante alguns minutos mexendo e por fim regar com sumo de limão.

 

Experimentem :D

Autoria e outros dados (tags, etc)

Vamos la ver, nao acredito muito, visto que os pais também são gulosos e vão acabar por ver os anuncios noutro horário. Ora se eles vão ver, vão acabar por comprar e os filhos acabar por comer também.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Achei o artigo neste site, dedicado principalmente as pessoas, que como eu, tem intolerancia a lactose, ou seja falta-nos alguma quantidade da enzima lactase no intestino e por isso nao conseguimos digerir bem os lacticinios, tendo como consequencia  a barriga inchada.

 

Por isso, quando vejo aqueles anuncios de iogurtes que dizem que tiram o inchaço da barriga para mim são um contra-senso. Ora se é um lacticinio e este dá-me inchaço, não me vai fazer nada. Embora o iogurte tenha menos lactose que o leite a melhor opção será evitá-lo. Fico menos inchada quando não como lacticinios, é um facto.

 

 

O artigo:

 

"A intolerância à lactose ocorre devido à inabilidade para digerir quantidades significativas do açúcar do leite, a lactose. Esta inabilidade resulta da falta de quantidade suficiente de uma enzima (lactase) no interior das vilosidades do intestino (dobras internas do intestino). Este problema ocorre com cerca de 25% dos brasileiros.


Nestes casos, as pessoas não podem consumir a lactose, pois ela não é hidrolisada pela enzima lactase chegando-se à glicose e à galactose (seus constituintes). Em conseqüência não consegue atravessar a parede intestinal para ir para a corrente sangüínea.


A lactose, então, continua dentro do intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido lático e gases (gás carbônico e o hidrogênio, que é usado nos testes de determinação de intolerância à lactose). A presença de lactose e destes compostos nas fezes no intestino grosso aumenta a pressão osmótica e drena água do corpo, causando a diarréia ácida e gasosa.


A intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico e os problemas são causados pela inabilidade de digestão da lactose. A intolerância à lactose só apresenta os sintomas de dores abdominais, diarréia ácida e gases"

Autoria e outros dados (tags, etc)


Bolachas de Agua e Sal Carr's

por buxi, em 12.01.10

Uma coisa boa que desapreceu do hipermercado que fui em Portugal foram estas bolachas "Carr's":

 

 

Diria que são das pouquissimas que não contém qualquer quimico e tem aquele saborzinho  que só as antigas tinham.

 

Lembro-me de comprar em Portugal há uns anos, felizmente existem  aqui. Só tem sal, farinha de trigo e oleo vegetal. Cada uma tem apenas 14 calorias.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Boa noticia! Na Nova Zelandia querem banir as bebidas que contém aspartame como Cola Light e outros artigos como pastilhas sem açucar que tambem contenham esta neurotoxina. Fica aqui o artigo:

 

New Zealand is leading the world in efforts to dump approval for neurotoxic and carcinogenic aspartame, in diet colas, sugarless gum, table sweeteners, etc., made by Ajinomoto of Japan, world's largest maker of neurotoxic food additives (also MSG)

::::::::

 

NGO's call for Diet drink's aspartame to be dumped in favor of natural sweeteners. Safe food campaigning NGO's are once again calling for drinks and foods containing artificial sweeteners to be taken out of supermarket trolleys and 2010 school tuck-shops.

 

Health Association of New Zealand and Safe Food Campaign point out that the sweetener aspartame in Diet drinks, and most sugar-free gums, is widely accepted to be dangerous and safe naturally derived alternatives are available. Following a campaign throughout 2007-8 by Safe Food Campaign, Health Association of NZ, and anti-aspartame campaigner Abby Cormack, there was a world first 5% drop in Diet drink sales and a 50% drop in chewing gum sales containing aspartame.

 

 

Abby Cormack had suffered serious health problems following a high consumption of Extra gum and use of some Diet drinks. However, the NGO's are concerned that public relations work by Coca Cola may have lifted sales of Diet drinks containing the neurotoxic artificial sweetener aspartame again. Internationally the big two beverage manufacturers, Coca Cola and Pepsi are beginning to use new naturally derived stevia sweeteners in response to consumer demands.

 

"While in our earlier campaign we were successful lifting public awareness about the dangers of aspartame it is important that those gains for peoples health are continued," said Abby Cormack. "It is disturbing that the government has reversed the healthy foods in schools program and allowed junk foods again. Neither the Diet labeled aspartame containing drinks or the heavily sugar laden drinks belong in school tuck shops. I don't wish my past health problems on anyone, least of all New Zealands children."

 

"With the natural sweetener stevia already approved by Food Standards Australia New Zealand (FSANZ), there is no need to be selling aspartame containing foods and beverages in New Zealand," said Health spokesperson Steffan Browning.

Health and Safe Food Campaign want junk drinks, especially those containing aspartame, out of schools for 2010. There is no need to compound the health issues such as obesity in New Zealand children by using neurotoxic and carcinogenic containing products in tuck-shops."

Health promotes the use of natural sweeteners that fit its motto of "Healthy Soil, Healthy Food, Healthy People,' and aspires to an Organic 2020.

 

Notes:
Aspartame (951, Equal, Nutrasweet) is an artificial sweetener found in many products including diet drinks, sugar free products, dietary supplements, sports drinks and medications.

Aspartame has been linked to many health symptoms, including those expressed as ADHD, anxiety, depression, irritability, confusion, memory loss, insomnia, dizziness, migraines, cramps, abdominal pain, numbness or tingling of extremities, rashes, chronic fatigue, and sight and personality changes.

 

Fonte

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

O assunto era interessante, até o entrevistado começar a revelar não perceber nada de adoçantes como neurotoxinas nem saber porque aumentam o apetite... enfim.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2005
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D


Links

A Dieta

Indice

Úteis

Blogs

Pesagens

Links