18.5.09

 

Sabiam que os espinafres nao devem ser comidos por quem sofre de artrite, reumatismo e dores de cabeça? Andei a ler sobre os espinafres e até descobri que é proibido em alguns paises.Sabem mais alguma coisa sobre os espinafres?

Fiquei curiosa.

 

 

Encontrei os seguintes textos:


 

Vi aqui

- Devido à sua riqueza em oxalatos, deve ser evitado pelas pessoas que sofrem de cálculos renais e úricos, gota, artrite e reumatismo.
- Desaconselhado em caso de dores de cabeça e inflamação intestinal ou gástrica.

 

E aqui

 

- Promovem a formação de cálculos renais

- Em alguns países o espinafre é mesmo considerado tóxico e não comestível.


16.5.09

Vou deixar aqui 4 opções para refeições principais e os seus valores caloricos.

 

Um Bife grelhado + Arroz ( 80 gr cozido) :

 

   (150 cal)  +       (100cal)    = 250 cal

 

 

 

Pernas de frango + massa(80 gr cozido):

 

 

  (120 cal)  +    (100 cal)   =   220 cal

 

 

Uma Dourada grelhada + uma batata media cozida( 100 gr)

 

 

(120 cal) +     ( 90 cal)   =    210 cal

 

 

 

Sopa (taça pequena) + uma fatia de pão:

       (100 cal)  +           (120cal)     =   220 cal

 

 

 

 

Eu opto pelas primeiras opções porque me saciam mais e tem proteinas,pois a diferença é de poucas calorias, mas o arroz e massa tem de ser integrais para ter o indice glicemico mais baixo. A batata e pão é que nao convem abusar pois tem indice glicemico muito alto, o que faz com que nao saciem tanto e provoquem o aumento do apetite.

 

 


15.5.09

Esta tabela é um resumo, para ver em mais pormenor visitar este link

Dieta da Amêndoa
PA1

1 Iogurte natural + 4 amendoas + 20 gr abacate + 1 bolacha de arroz tufado

 

ou papas aveia*

PA2 Maça ou pêra ou iogurte natural ou 10 amendoas ou um prato de sopa ou salada
Almoço

Carne grelhada ou peixe grelhado (ou assados sem gordura) ou ovos

+ 80 gramas de :

arroz integral cozido ou massa integral ou 1 batata cozida ou 100 gr de feijao

+ salada

L1 Maça ou pêra ou iogurte natural ou 10 a 15 amendoas ou um prato de sopa ou salada
L2 Maça ou pêra ou iogurte natural ou 10 a 15 amendoas ou um prato de sopa ou salada
Jantar

Carne ou peixe grelhado (ou assados sem gordura) ou ovos

+ 80 gramas de :

arroz integral cozido ou massa integral ou 1 batata cozida ou 100 gr de feijao

 

Ceia Maça ou pêra ou iogurte natural ou 10 a 15 amendoas ou um prato de sopa ou salada

 

 

  • Caso tenham fome durante o dia, podem adicionar alimentos dos PA2. Eu ando sempre com amendoas e vou comendo ao longo do dia.Tambem podem comer avelãs.
  • A sopa tenho feito sem azeite, mas quem quiser adicionar tem de ser menos de uma colher de sopa por panela e se levar cenouras ou batata tem de ser pouco.
  • As saladas quando temperadas levar muito pouco tempero, eu uso sal,azeite e vinagre de cidra. Eu nem sempre como salada todos os dias.
  • Os hidratos de carbono complexos ( arroz integral e massa integral) primeiro sao cozidos e so depois se pesa as 80 gramas quando se retira para o prato. Quem nao tiver balança é o equivalente a uma chavena de chá.
  • Outras opções para as refeiçoes principais:carne picada feita num refogado so com pouquissimo azeite e cebola ou alho; marisco feito da mesma forma ou cozido.
  • Podem substituir as maças e peras por outras fruta de indice glicemico baixo, como mirtilos, morangos ou cerejas.
  • Nao comam nem açucar nem adoçantes, causam compulsao alimentar.
  • * As papas de aveia para terem poucas calorias devem ser feitas sem açucar e com água.

Por exemplo: coloquem 35 gr de aveia numa taça, acrescentam água e deixem estar um minuto e meio no microondas(ou numa panelinha 5 minutos sempre a mexer).  Dá um total de 123 calorias e é um pequeno almoço que enche bastante.

  • Não consumir alimentos que contenham na lista de ingredientes os seguintes aditivos pois fazem abrir o apetite: Aspartame, Glutamato (aparece muitas vezes com o nome  de  Intensificador de Sabor,E621, Extracto de Malte, Extracto de Levedura, Proteina Hidrolisada, Extracto de Proteina Vegetal ou Caseinato de Calcio). Para compreender melhor ler  o post Como Combater a Gula

 


Olá!


Hoje a balança marcou 55,1 kg, menos 600 gramas pra esta semana.

 

 

 

 

 


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