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Investigadores norte-americanos revelaram que as pessoas que seguem dietas baixas em hidratos de carbono queimam mais excesso de gordura no fígado para produzir energia, em comparação com aquelas que consomem dietas baixas em calorias.

O Dr. Jeffrey Browning, do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, em Dallas, referiu que as descobertas, publicadas na “Hepatology”, podem ter implicações no tratamento da obesidade e das doenças relacionadas, como a diabetes, a resistência à insulina ou o fígado gordo não alcoólico.

O investigador referiu que, em vez de se olhar para os fármacos para combater a obesidade e as doenças que dela advêm, talvez optimizar as dietas possa não só gerir e tratar estas doenças, como também preveni-las.

Os investigadores distribuíram aleatoriamente 14 adultos obesos ou com excesso de peso por uma dieta baixa em hidratos de carbono ou por uma dieta baixa em calorias e monitorizaram sete indivíduos magros numa dieta normal.

Após duas semanas, os investigadores utilizaram técnicas avançadas de processamento de imagem para analisar os diferentes métodos, ou caminhos bioquímicos, que os participantes utilizaram para produzir glicose.

Os investigadores descobriram que os participantes do grupo da dieta baixa em hidratos de carbono produziram mais glicose a partir de aminoácidos ou de lactato do que os do grupo da dieta baixa em calorias.

As pessoas que seguiram a dieta baixa em calorias receberam cerca de 40 por cento da sua glicose a partir do glicogénio, ou seja, hidratos de carbono ingeridos e armazenados no fígado até que o organismo precise deles.

Contudo, os que seguiram a dieta baixa em hidratos de carbono retiraram apenas 20 por cento da sua glicose do glicogénio. Estes participantes queimaram gordura do fígado para produzir energia, em vez de procurarem nas suas reservas de glicogénio.

 

 

Fonte

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Receita de Guacamole

por buxi, em 21.01.09

Vou deixar aqui uma alternativa a comer abacate sem nada, eu comecei a gostar de abacate so depois de ter provado Guacamole que é uma especialidade mexicana:

 

Ingredientes:

 

1 abacate maduro ( quando comprarem apalpem para ver se não está duro)

1 ou 2 tomates

1 cebola( pequena)

1 raminho de coentros

1 lima

sal refinado para temperar

 

Esmaga-se o miolo do abacate numa taça com a ajuda de um garfo.

Corta-se  o tomate e cebola aos cubinhos e juntam-se ao  abacate na taça, mais os coentros picados, mais o sumo de uma lima e tempera-se tudo com sal.

Mexer para juntar tudo.

 

Deixo aqui um video que dá umas dicas para retirar o miolo do abacate.

É uma boa alternativa a salada, mas cuidado que é muito gorduroso, não se pode comer muito ;)

 

 

 

 

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Dieta do Abacate

por buxi, em 21.01.09

Encontrei um artigo que me lembrou a minha dieta, eu só como abacate de manhã, mas parece que comer ao longo do dia tem beneficios. Deixo aqui o artigo :

 

Dieta do abacate acaba com as gordurinhas em duas semanas

 

 

 

"Por ter gordura de boa qualidade e numa proporção excepcional, essa fruta preenche o estomago com facilidade; resultado: você fica satisfeito com menos comida e adia a fome

 

Você é fã de abacate? Então vai adorar essa dieta. Para colher os benefícios dessa saborosa fruta, é preciso ingeri-las três vezes por dia (no café-da-manhã, no almoço e na ceia), durante duas semanas. Com uma pitada de criatividade, você vai descobrir que o abacate é gostoso de qualquer jeito (doce, salgado ou puro) e emagrecer de verdade.

Por ter gordura de boa qualidade e numa proporção excepcional, essa fruta preenche o estômago com facilidade (você fica satisfeito com menos comida) e adia a fome. Outra vantagem dessa gordura é baixar o índice glicêmico da refeição, especialmente do carboidrato – ele demora mais para ser transformado em açúcar no sangue e a produção de insulina é controlada.

Em excesso, esse hormônio faz a fome voltar rapidinho, além de estimular o organismo a estocar gordura. Mais: a maior parte da gordura do abacate é do tipo ômega 9 – ácido graxo que participa do nosso metabolismo. A fruta ainda tem beta-sitosterol, substância anti-inflamatória que reduz a resistência à perda de peso.

Comer o abacate antes de dormir tem um propósito: intensificar a ação do GH, hormônio do crescimento que tem o pico de produção à noite. O que isso tem a ver com a cintura sequinha? “No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia”, afirma o consultor em nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo.

Por isso, não vale pular as três colheradas da fruta na hora de ir para a cama. Sozinho, o abacate não resolve. É importante você combinar porções de carboidrato, proteína e gordura em todas as refeições e deixar doce e refrigerante de lado. Deve priorizar massas e pães integrais, carnes magras, além de outras gorduras boas (azeite de oliva, amêndoa e azeitona). Isso tudo garante o sucesso da dieta e, depois, evita que você volte a engordar.

 

Fonte

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Ontem estive a ver um video de um neurologista, que indicou que nos estudos que tinha feito, as pessoas que tinham carencia do mineral Selénio tinham tendencia a ter sintomas depressivos, como ansiedade, nervosismo e confusão mental.

 

Os alimentos que contém mais Selénio são a castanha do Pará, que em Portugal aparece também com o nome castanha do Maranhão. A seguir a esta castanha, o alimento que contém muito selénio é o salmão.

 

A quantidade diária recomendada para adultos é de 55 micro-gramas. A ingestão de mais de 400 micro-gramas por dia pode ser tóxica.

 

Podem ver a quantidade aqui

Fonte mcg/100 g
Castanha-do-pará

2960

Salmão

83,3

 

Portanto, basta comer 1 castanha do Pará ( ou Maranhão) por dia que as nossas necessidades de Selénio ficam satisfeitas, pois cada uma deve conter cerca de 88 mg e contém 20 calorias e sempre é mais fácil do que comer salmão todos os dias :)

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Novo desafio!

por buxi, em 17.01.09

Eu já me inscrevi!

E vocês toca a ir la!

É no blog de Desafios da Algodão Doce



 

 

 

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Pesagem 16 Janeiro

por buxi, em 16.01.09

Bom dia

 

Estou com 58,5 Kg o que quer dizer que esta semana perdi 700 gramas.

 

 

Menu de ontem:

 

PA:taça com: iogurte natural+abacate (20gr)+4 amendoas+ 1 bolacha de arroz integral

PA2: chá de principe( sem nada)+ bolacha de arroz int+ 2 amendoas

A:  sopa de espinafres + bife de vaca grelhado+ arroz integral (80gr)

L:cha+ bolachas de arroz int+ amendoas+ sementes de girassol

J: sopa de espinafres,abobora e cenoura+ 2 costoletas de borrego grelhadas+ salada de pepino e tomate.

C:amendoas.

 

Boas pesagens e bom fim-de-semana!

 

 

 

 

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Celulite pode ser alergia!

por buxi, em 14.01.09

Ola migas , já tinha reparado que quando estou algum tempo sem comer as comidas que sou alergica como leite,banana,ananás,laranja,etc,  a celulite diminui bastante. Por curiosidade, pesquisei na internet a ver se haveria algum artigo relacionando a celulite as alergias e encontrei o seguinte retirado do site Boa Forma :

 

"Exclusivo! Os furinhos que aparecem teimosos nas coxas e no bumbum da maioria de nós podem ser resultado de uma alergia provocada por alimentos. Isso comprova mais uma vez que boa parte do sucesso contra esses inimigos depende do que você coloca no prato

por Eliane Contreras

Toda mulher sabe que não é fácil acabar com a celulite. E também já ouvimos falar de todas as possíveis causas: genética, vida sedentária, falta de hidratação, dieta desregrada, retenção de líquido, alterações hormonais e (ufa!) excesso de peso. Como se fosse pouco, agora os especialistas descobriram que os furinhos podem aparecer por causa de mais um agressor: a alergia alimentar.

 

O assunto é destaque nos atuais congressos de nutrição. “Nós temos observado que em muitas pacientes a depressão na pele está relacionada à alergia provocada por determinados itens colocados no prato”, afirma Denise Madi Carreiro, nutricionista funcional e autora dos livros Entendendo a Importância do Processo Alimentar e Alimentação – Problema e Solução para Doenças Crônicas. Conclusão: você come direitinho, é fiel aos exercícios, bebe oito copos de água por dia, seus hormônios estão estáveis... Mas, ainda assim, pode sofrer com a celulite teimosa caso tenha alergia a algum tipo de comida.

 

Dormindo com o inimigo

 

Desvendar o vilão não é uma tarefa fácil. Por isso, numa primeira etapa, é importante que você peça ajuda de um nutricionista. Esse profissional tem a missão de investigar se a celulite é resultado de uma alergia provocada por itens de difícil digestão, por repetição ou pelas duas. De qualquer maneira, os principais vilões são os produtos ricos em proteína. “Difíceis de serem digeridos, esses alimentos podem ser interpretados como agressores pelo organismo, que se defende disparando uma série de reações. E alergia é uma delas”, explica Denise.

Daí para a frente é só complicação: a alergia inflama as células, que, impedidas de exercer bem suas funções, comprometem a circulação sanguínea, o sistema linfático e os tecidos que sustentam a pele. Resultado: o caminho fica livre para a gordura localizada nas camadas mais profundas subir e formar aquelas ondulações que a gente odeia, nas coxas e no bumbum. O americano Nicholas Perricone, dermatologista preferido de estrelas hollywoodianas como Julia Roberts e Jennifer Aniston, defende que a inflamação provoca mais que furinhos na pele. Dificulta a renovação das células, estimulando o aparecimento de flacidez, excesso de peso e envelhecimento precoce.

Sempre existe um suspeito

Caso desconfie de um agressor alergênico, retireo do cardápio por 30 dias. “Depois de um mês sem comer ou beber algo que provoca alergia, a celulite melhora bastante”, defende a nutricionista Denise.

Claro que, dependendo do grau, o problema demora mais para desaparecer. Se não notar nenhuma diferença no espelho, faça o mesmo teste com outro suspeito. Esse é o melhor jeito de você identificar o verdadeiro culpado. Depois, volte a colocá-lo no cardápio em porções menores e com menos freqüência. “A cada quatro dias é o ideal”, orienta Patrícia. E cuidado com radicalismos. Só corte para sempre um item do seu cardápio por orientação de um nutricionista. “Do contrário, seu organismo corre o risco de ficar carente de nutrientes, o que deixa suas células mais suscetíveis à ação dos radicais livres – substâncias que também disparam um processo inflamatório”, alerta a nutricionista. Faça melhor: reforce suas defesas com os exterminados de furinhos. “Antiinflamatórios, esses alimentos ajudam a dar uma boa limpada no organismo, varrendo as toxinas, melhorando a circulação e outros problemas que agravam a celulite”, afirma Eliane Tagliari, nutricionista funcional de Curitiba. Inclusive a alergia.

 

Duplo agressor

 

Você tem certeza de que não tem alergia ao pãozinho com farinha de trigo? Mesmo assim, maneire nesse item e em todos os outros com alto índice glicêmico. Ou seja, doces e massas em geral. Eles também provocam inflamação e celulite. Por quê? Assim que caem no estômago, são transformados em glicose, aumentando a taxa de açúcar no sangue rapidamente, o que faz disparar a produção de insulina. Esse hormônio é responsável por transportar o açúcar circulante para dentro das células. Mas, liberado depressa demais e em grande quantidade, tem efeito inflamatório, além de fazer o organismo estocar gordura. Daí para estabelecer o ciclo vicioso de mais inflamação é um pulo. “A gordura corporal estimula a produção de radicais livres, também considerados substâncias inflamatórias”, explica a nutricionista Patrícia Davidson Haiat. Veja os inimigos do bumbum lisinho:

 

• Café, chá preto e mate em excesso
• Refrigerante
• Doce e açúcar branco
• Biscoito recheado (rico em gordura trans, é altamente inflamatório!)
• Carne vermelha e embutidos (bacon, lingüiça, salame)
• Fritura e margarina com gordura trans

 

Os maiores vilões É triste. Qualquer alimento pode estar por trás dos furinhos teimosos. Mas os com maior potencial alergênico são aqueles com proteína de difícil digestão, como o glúten. Essa substância está presente em mais produtos do que a gente imagina. Só para citar alguns: pão, macarrão, bolo, biscoito, pizza, salgadinhos feitos com farinha de trigo, centeio ou cevada. Mas existem outros vilões da alergia. Confira a lista completa:

Pães, massas e biscoitos com glúten
Leite e derivados
Soja
Frutos do mar (camarão, marisco)
Amendoim
Clara de ovo
Chocolate ao leite (por causa do leite e não do cacau)
Cerveja e chope (por causa da cevada)"



Para ler o resto do artigo clicar em site Boa Forma

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Photo credits: amyliagrace

Investigadores norte-americanos demonstraram que uma dieta baixa em hidratos de carbono, tal como a dieta de Atkins, melhora o controlo dos níveis de açúcar no sangue em indivíduos obesos com diabetes tipo 2.

De facto, a dieta permite a alguns pacientes reduzir ou eliminar a medicação, segundo o relatório publicado na revista científica “Nutrition and Metabolism”.

A restrição de carboidratos, ou hidratos de carbono, está no centro da dieta para diabéticos. Uma dieta muito baixa em carboidratos faz com que o organismo utilize as proteínas para fornecer energia, o que produz cetonas, sendo por isso denominada dieta cetogénica. Outra abordagem dietética é utilizar alimentos com baixo índice glicémico, isto é, que não provocam uma rápida subida do açúcar no sangue, e cortar nas calorias.

O Dr. Eric C. Westman, do Centro Médico da Universidade de Duke, em Durham, na Carolina do Norte, e colegas compararam a efectividade das duas dietas em 84 pacientes obesos com diabetes tipo 2. Os pacientes foram divididos pela dieta cetogénica baixa em carboidratos (menos de 20 gramas por dia) e pela dieta baixa em calorias e com baixo índice glicémico, durante 24 semanas. Os pacientes da dieta cetogénica não tinham restrições na ingestão diária de calorias.

Os participantes da dieta cetogénica baixa em carboidratos apresentaram mais melhorias na hemoglobina A1C, um indicador de controlo a longo prazo do açúcar no sangue, em relação aos do grupo da dieta baixa em calorias e com baixo índice glicémico.

Aqueles do grupo da dieta cetogénica também perderam mais peso e tiveram um aumento do HDL-colesterol, chamado " colesterol bom", comparativamente aos do grupo da outra dieta.

Para 95,2 por cento dos participantes do grupo da dieta cetogénica e para 62,1 por cento dos participantes da dieta baixa em calorias foi possível reduzir ou eliminar a medicação para a diabetes.

Os investigadores concluíram que a modificação do estilo de vida, através da utilização de intervenções baixas em carboidratos, é efectiva para melhorar e reverter a diabetes tipo 2.
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Desafio

por buxi, em 12.01.09

Em resposta ao desafio da Gordura e Formosura :

 

O desafio chama-se 7 pecados.
1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.
Regras:- Passar para 8 blogs- Avisar e Linkar os blogs escolhidos- Publicar suas respostas no blog.

 



1) Gula: O meu pior inimigo, mas que felizmente consegui ser mais forte que ele :)
2) Avareza: Confesso que nao sou gastadeira, nem e por ser  forreta , para comprar algo tenho mesmo de gostar da coisa, como sou picuinhas acabo por nunca comprar nada, um mau exemplo de mulher consumista :)
3) Inveja: digamos que uma inveja saudavel de quem e magro sem nunca ter passado por dietas
4) Ira: Ja tive, principalmente quando fazemos o melhor que podemos e nos tratam como se fizessemos o pior
5) Soberba: tento ser humilde, mas as vezes a minha vontade de partilhar conhecimento para ajudar os outros e muitas vezes confundida com soberba
6) Luxúria: Nao sofro nada disso, sou muito calminha :), sou mais apologista de boas conversas
7) Preguiça: Confesso, e o meu maior pecado! Sofro de preguica e muita, sou uma vergolha em exercicio, mas estou a lutar por mudar. Ate talvez meta um post relacionado com o exercicio.


Regras:- Passar para 8 blogs
, linkar e avisar.  (os links tao a direita no blog)


Passo o desafio aos seguintes blogues:

 

Jorge,Gotinha,Algodao Doce,Menos Peso,Mishi,Violeta,Sofia e Miss Slim

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Bagas Goji

por buxi, em 10.01.09

Olá, ja vi nas noticias que Portugal está branco. Por incrivel que pareça aqui na Irlanda não tenho visto neve, so vi nevar há um ano e coisa pouca. As temperaturas aqui também não estão tão frias como em Portugal. Para amanhã até prevêm máxima de 13!! Parece que quando aqui não esta (muito) mau em Portugal está o oposto.

 

Ontem comprei umas bagas que ouvi maravilhas, chamam-se bagas Goji, já ouviram falar? Tem imensas propriedades nutritivas, 400 vezes mais vitamina C que uma laranja, até retirei o seguinte deste site

 

• Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos e em particular os Hunzas que são tidos por serem o povo mais são e feliz da terra(6), com longevidades de até 140 anos)
• Promoção da energia e bem-estar em geral
• Fortificando e mantendo um sistema imunitário saudável
• Defendendo e lutando contra vários tipos de cancros
• Combatendo a inflamação e a artrite
• Baixando o colesterol
• Equlibrando os níveis de pressão do sangue
• Reduzindo os níveis de glicose no sangue
• Melhorando as cataratas, a visão turva e a audição
• Fortalecendo e suportando a função saudável do fígado e dos rins
• Fortalecendo os ossos e os tendões
• Mantendo um sistema nervoso saudável
• Protegendo a pele dos danos causados pelo sol
• Combatendo a formação de celulite (daí algumas pessoas, como o Dr. Howard Murad, um conceituado dermatologista, lhe chamarem “o assassino da celulite”)
• Ajudando na perda de peso
• Promovendo a felicidade (diz-se que “um punhado pela manhã fa-la-á feliz para o resto do dia”)
• Aumenta a líbido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural)
• Promove a fertilidade

 

 

Achei também um grafico com a quantidade enorme de antioxidantes que tem comparado com outros frutos

 

Reparem como os coitados dos Broculos ficam com 890 unidades, comparados com os 25300 das bagas Goji e já se achava que tinha muitos! E segundo o site é talvez a fruta mais nutritiva do mundo!

 

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