
Aqui há à venda mirtilos frescos, decidi experimentar e juntar ao meu pequeno almoço.
Têm a vantagem de serem bastante nutritivos e conterem apenas 32 calorias por cada 100 gramas. Quando pus apenas 7 mirtilos no pequeno almoço (que dá cerca de 6 gramas) , apenas continha no total 2 calorias! Não é nada! O sabor lembra amoras.
Deixo aqui alguns factos sobre esta fruta:
- Acção antibacteriana, sendo actualmente aceite como tratamento para infecção urinária
- Ajuda a melhorar a visão noturna, excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos.
- Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organismos.
- Protecção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protector do coração
- Um cérebro mais funcional – Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.
- Uma eliminação mais saudável – Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.
- O pterostilbeno, um antioxidante presente nos mirtilos, pode ajudar a prevenir o cancro dos intestinos, para além de baixar o colesterol, segundo revelam dois estudos científicos
Informações retiradas de : Wikipedia e Centro Vegetariano e Sol
Ainda deixo aqui um gráfico que mostra o indice glicemico baixo ( abaixo do valor 55) desta fruta, o que indica que é ideal para dietas:

Fonte