24.8.08


Apreciado há séculos pelo homem, esse alimento está na berlinda. Especialistas discutem até que ponto seu consumo previne osteoporose ou causa doenças

POR RENATA AFONSO
ILUSTRAÇÃO BUSSADORI

Se você faz parte do grupo que não abre mão de um copo de leite à noite antes de dormir, mesmo depois de ter ingerido outros derivados desse alimento durante o dia, é melhor rever seus hábitos. Tido como um dos itens mais importantes na dieta, ele agora está sob suspeita. Pelo menos é o que garantem especialistas que participaram do Congresso Internacional de Nutrição Clínica, realizado na última semana de julho, em São Paulo.

Um de seus críticos mais vorazes é o português Pedro Bastos, mestrando em Nutrição e Dietética pela Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber). Em seu trabalho Efeitos do Leite na Individualidade Bioquímica, apresentado no congresso, o pesquisador afirmou que essa não é a melhor opção de alimento para o ser humano. Ele citou países em que o consumo de laticínios é alto e nos quais são alarmantes as taxas de obesidade, osteoporose e câncer. E lembrou que em nações como China e Japão, onde ocorre o inverso, essas doenças estão entre as menos freqüentes.

Bastos questionou, inclusive, a recomendação universal de que tomar a bebida, por conta da presença do cálcio, é fundamental para prevenir a osteoporose. A partir da análise de registros fósseis, ele prova que os antepassados do homem — que abandonavam esse alimento tão logodesmamavam (vale lembrar que o ser humano é o único mamífero que continua consumindo leite ao longo da vida) – possuíam densidade mineral óssea comparável a dos adultos atuais, saudáveis e ativos.

PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE: É POSSÍVEL SEM ELE
  A recomendação para evitar o enfraquecimento dos ossos ao longo dos anos sempre foi beber leite (bastante conhecido como uma fonte de cálcio). Mas os médicos, inclusive os defensores desse alimento, concordam que esse mineral é apenas um dos nutrientes necessários para a prevenção da osteoporose. Vitaminas e minerais atuam com ele para a manutenção da saúde. Além disso, existem outras fontes tão ricas em cálcio quanto o leite, como seus derivados, brócolis, couve-flor, nozes, castanhas, pistache, cereais e farinha de peixes. Para que o organismo absorva corretamente esses nutrientes e mantenha o equilíbrio orgânico necessário para se proteger, é recomendável manter uma alimentação balanceada, exercitar-se e evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool, sal, açúcar, proteínas e gorduras. Esses alimentos diminuem a absorção do cálcio e aumentam sua eliminação.
   

O pesquisador atribui isso a três fatores: exposição ao sol (estimula a produção de vitamina D, que ajuda o organismo a absorver o cálcio), ao trabalho físico intenso (o exercício mantém a saúde óssea) e ao consumo elevado de vegetais (alimentos ricos em cálcio). “A bebida é considerada a melhor arma contra essa doença, mas não é. O cálcio é apenas um dos vários nutrientes, entre outros fatores, necessários para preveni-la”, alerta.

 

Continuação do artigo aqui

tags:
link do postPor buxi, às 11:06  Comentar

De Algodão Doce a 25 de Agosto de 2008 às 14:28
Olá minha linda!

Eu bebo 2 copitos de leite por dia, mas o meu Tomás bebe de 3 em 3 horas :)

Votos de uma optima semana.
Beijinhos doces
Algodão Doce

De Shakty a 25 de Agosto de 2008 às 18:12
Olá..há já algum tempo que não pousava por aqui...e achei interssantíssimo o artigo que aqui colocaste. Eu, como outros, achava impossível passar sem o beber e a verdade é que desde à cerca de 3 anos que pouco leite bebo...nem 1l semanalmente, talvez mensalmente....sem exagero. Tudo normal comigo, niveis de tudo...e a verdade e que todos os nutrientes de que necessitas estão noutras fontes, noutros alimentos. E vale a pena pensar que somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite após desmame e na vida adulta...tudo vai de uma alimentação equilibrada:) Nada de banir alimentos importantes, mas tb devemos ter cuidado com a gordura láctea que nem sempre é bem tolerada....Muito interessante mesmo:) Bom início de semana Bjs

De Sofia a 26 de Agosto de 2008 às 13:17
que triste noticia! logo eu que adoro leite..
espero que estejas bem!
beijocas grandes!!!

De Papoila a 26 de Agosto de 2008 às 18:06
hum.... tá bem abelha! no dia em que inventarem alguma coisa melhor de beber ao pequeno almoço, talvez eu lhes dê ouvidos :))))
bolas... a gente desiste do pão, das bolachas, da massa, da pizza, da.. da.. e agora tb nos querem tirar o leite? tá mal! lolol




RSS

Pesquisa de artigos :
 







livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues




Arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Visitas