27.3.07

Olá migas,

Sobre os post anteriores, há pessoas que preferem marcas de iogurtes light, mas eu prefiro com açucar ou sem qualquer tipo de adoçante, precisamente porque todos os light contém aspartame que acabam por abrir o apetite. Eu desde que deixei os produtos light ( com aspartame e outros) nao tive mais recaidas. Posso mesmo dizer que em Março não tive uma unica recaida.

Agora sobre este post:

Deixo-vos aqui partes dum artigo sobre hidratos de carbono, podem consultar na totalidade no seguinte LINK

 

Digestão dos hidratos de carbono

A glicose pode ser directamente absorvida e passar para a corrente sanguínea, mas os restantes hidratos de carbono têm que passar primeiro por um processo de degradação para passar a açúcares simples e, só depois, são utilizados como fonte de energia pelo organismo.

A digestão dos glícidos requer uma passagem pelo intestino delgado antes da absorção para a corrente sanguínea.

Os monossacarídeos – também designados por açúcares simples – por serem moléculas pequenas, são de absorção rápida

Os polissacarídeos consistem em muitas unidades de açúcares simples unidas, tendo, por isso, uma digestão e uma absorção mais lenta.

Os níveis de açúcar no sangue estão controlados por duas hormonas: a insulina e o glucagon. Quando os níveis de açúcar no sangue se elevam após uma refeição com hidratos de carbono, o pâncreas liberta insulina que restaura os níveis de açúcar no sangue ao promover a entrada de açúcar (glicose) nas células, onde eles são convertidos em energia. A manutenção prolongada de elevados níveis de açúcar (ou glicose) no sangue, denominada hiperglicémia, por deficiência no funcionamento do organismo, provocaria sérios problemas de saúde ao nível dos sistemas cardiovascular, urinário e nervoso, da visão e dos membros inferiores. A diabetes é exactamente caracterizada pela existência de níveis de açúcar muito elevados na corrente sanguínea.

A velocidade com que se digere um glícido e este é absorvido para a corrente sanguínea depende do seu Índice Glicémico (IG). Alguns alimentos feculentos, ao contrário do que se pensava, têm digestão rápida (ex. arroz) e, por isso, IG elevado e alguns alimentos doces têm digestão mais lenta que o que se supunha (ex. mel), tendo por isso IG baixo.

O Índice Glicémico indica, portanto, a rapidez com que se absorvem os açúcares dos alimentos para a circulação. A glicose é o “açúcar” que se absorve com maior rapidez aparecendo no sangue quando imediatamente após a sua ingestão e tem, portanto, IG = 100. Quanto maior é o IG, maior é a rapidez com que os níveis de açúcar no sangue se elevam após o seu consumo.

 

Índice Glicémico de alguns alimentos:

Funções

A principal função dos Hidratos de Carbono é fornecimento de energia. O organismo, para assegurar as suas funções, necessita que cerca de 50% da energia diária tenha origem nos Hidratos de Carbono, preferencialmente nos complexos.

O consumo de Hidratos de Carbono de absorção rápida, ou seja, o consumo de açúcares, deve ser moderado. Estes entram mais rapidamente para a corrente sanguínea, o que faz com provoquem picos de glicemia e, portanto, também de insulina e não provocam saciedade, não “matando a fome” e mantendo o apetite. Além disso são ricos em calorias. Por essa razão são nocivos e predispõem a obesidade.

A opção deve recair, portanto, nos hidratos complexos que fazem libertação lenta de energia, erradicam o apetite e que, portanto, asseguram as necessidades energéticas do organismo ao longo do dia e contrariam o hábito de estar persistentemente a comer.

link do postPor buxi, às 15:52  Comentar

De Tita a 28 de Março de 2007 às 12:49
Ola desculpa a intreumissão mas tenho uma duvida...misturas a cerelac com água ou leite? que quantidade?

beijinho booom

De susana a 28 de Março de 2007 às 13:17
Olá.
Pois é os produtos light sao apenas ilusoes, pois têm menos calorias mas tb prejudicam a saude noutras coisas.
Axo que devemso de comer de tudo mas com moderação.
Obrigado pela informaçao.
Beijokas

De Branquinha a 28 de Março de 2007 às 20:55
olá buxi! gostei muito do teu post porque dá muitas informações interessantes! Eu continuo a comer iogurtes mimosa magro e gosto imenso deles! Beijos!

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