27.5.10

Andei a investigar se andava a comer ferro suficiente e descobri que muitas mulheres sofrem de carencia de ferro e possivelmente eu, talvez porque as fontes de ferro vem de alimentos animais como  figado , algum marisco e  alguns  vegetais .

 

Ha vegetais que contém bastante como o caso da canela ou Feijão, mas como é dificil comer muito torna-se complicado depender destas fontes para ter ferro. Se calhar por isso é que os brasileiros tem sempre aquela  energia no Carnaval de comerem tanto feijão :D.

 

Comecei a desconfiar por estar sempre com pouca vontade de me mexer (um dos sintomas de carencia de ferro) e ainda por cima fui vegetariana muitos anos sem me ter preocupado em fazer compensações.

 

Também como nunca gostei de figado e raramente como feijao ou berbigao, fiquei um pouco preocupada. Comprei entao uma palete de figados e comi! Ate gostei, porque li algures que apesar de algumas pessoas nao gostarem de figado de porco, podem gostar de outros animais.

 

Experimentei o de cordeiro (julgo que é a traduçao de lamb em ingles porque comprei aqui na irlanda) e ate gostei. O sabor parece menos intenso do que o que conhecia.

 

Vejam aqui se também estao a consumir o suficiente:

 

Dose Diaria ideal seria entre 15 a 18 mg, principalmente as mulheres, pois perdem ferro durante a menstruação e gravidez.

 

Alguns exemplos

  • Figado - 7 mg
  • Bife de vaca - 1,4 mg
  • Ervilhas - 1,2 mg
  • Cenoura - 1 mg
  • Agrioes - 1,7 mg
  • Couves - 1,8 mg
  • Feijão - 7,8 mg
  • Aveia - 1,3 mg
  • Frango - 2 mg
  • Costoletas porco - 1,3 mg
  • Peito de Peru - 1,4 mg
  • Berbigão - 9 mg
  • Dourada - 1,1 mg
  • Iogurte - 0,2 mg
  • Esparguete - 0,8 mg
  • Tomate - 0,7 mg
  • Vejam mais alimentos na calculadora , mas convem comparar com outras tabelas porque os valores podem variar.

Como podem ver não é particularmente facil ter o ferro todo, todos os dias, a nao ser que se coma figado, berbigao e feijão todos os dias.

 

 

Mas também podemos começar uma moda de roer pregos...:P

 

 

 

link do postPor buxi, às 09:36  Comentar

De Smile a 27 de Maio de 2010 às 15:36
Olá,

E suplementos que contenham ferro?
Talvez seja mais fácil.

Bjs

De buxi a 27 de Maio de 2010 às 17:00
Pois, também foi a conclusao que cheguei...

De teka a 3 de Junho de 2010 às 17:58

Mas, tens mesmo falta de ferro, fizeste a análise?

De buxi a 3 de Junho de 2010 às 19:07
nao fiz analise, mas como muito poucos alimentos com ferro. Metade do que seria o ideal.

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