22.4.10

Estava a pensar na teoria da dieta Atkins, que o açucar é que é o vilão. Então o que é que conclui segundo algumas coisas que li.

 

Vamos supor que temos dois alimentos com precisamente as mesmas 100 calorias, mas um com hidratos de carbono(açucar) e outro sem:

 

 

3 bolachas
1 ovo

Tem

Hidratos de Carbono

(açucar)

Não tem

hidratos de carbono

(açucar)

 

 

 

 

Engordam precisamente o mesmo, pois tem as mesmas calorias 100 que se transformam em  10 gramas de gordura no nosso corpo após a digestão aproximadamente.

 

Mas o problema está no facto de as bolachas, por terem hidratos de carbono, vão libertar insulina. E o que isso quer dizer?

 

Quer dizer que  o corpo não queima gordura nesse periodo. É como se fosse uma estrada de um so sentido em que se tem de esperar que os carros do outro lado passem a vez. Ou seja, enquanto o açucar entra a gordura não sai.

 

Pelo contrario, se comermos o ovo, nao ha libertação de insulina, o que faz com que se queime gordura enquanto ele é digerido.

 

Agora vamos pensar. Supondo que um alimento demora 2 horas a fazer digestão. Nessas duas horas, se comermos hidratos de carbono, não se emagrece, simplesmente porque a insulina está a ser libertada.

Conclusão, emagrecemos mais quando comemos coisas sem hidratos de carbono, mesmo que tenham as mesmas calorias. Por isso é que comer amendoas que tem bastante gordura, mas não tem hidratos de carbono emagrece.

 

Reparem:

 

Com hidratos C. Sem hidratos C.

1 banana tem 100 calorias

15 amendoas tem 100 calorias

 

Neste ultimo ponto ainda não consegui perceber bem se a frutose (açucar da fruta) liberta ou não insulina, tenho de ler mais coisas. Mas supondo que sim, as amendoas ajudariam a perder mais peso que a banana,mesmo tendo ambas as mesmas calorias, e as amendoas mais gordura.

 

Ou seja, também conclui, que quando as calorias de um alimento provem da gordura e não de açucar, tendo estes o mesmo valor calorico, emagrece mais o que tem gordura por não libertar insulina quando consumido, pois o corpo não para de emagrecer enquanto se procede a digestão.

 

Para além desta desvantagem, convem não esquecer que a libertação de insulina faz abrir o apetite.

 

Sugestões de snacks:  Frutos secos (não é secados ao sol) como amendoas e avelãs.

 

Abacate.

 

Atenção:não se devem retirar os hidratos de carbono por completo da alimentação, optem por consumir  hidratos de carbono complexos que não libertam tanta insulina.

 

Os adoçantes não servem de substituto, pois também aumentam a produção de insulina.

link do postPor buxi, às 11:00  Comentar

De Su a 22 de Abril de 2010 às 12:16
A frutose tem baixo IG e supostamente não necessita de insulina para ser processada, daí ser indicada a diabéticos.


Mas concordo com o que disseste, embora os vegetais, amêndoas, iogurtes, etc também tenham hidratos de carbono...


Eu por acaso tirei também as minhas conclusões relativamente à dieta de South Beach, mas estava relacionada com o consumo de gluten.


O gluten é que faz a barriga inchar e é ele que está presente nos pães, bolachas, bolos, massas, e todas as coisas mais "engordativas".


O gluten actua como uma cola no intestino fazendo com que os alimentos não sejam bem digeridos e causando excesso de gordura abdominal.


Heheh, estas teorias são giras de explorar, não são?


Agora, quando à sacarose, concordo mesmo com o que disseste!!! O acçúcar é o vilão!

De buxi a 22 de Abril de 2010 às 12:25
pelo que li acho que a banana tem alto indice glicemico...mas gosto bastante de explorar :D

De Matilde a 24 de Abril de 2010 às 17:20

Estamos sempre a aprender! Boa exposição de ideia!

De Anónimo a 26 de Abril de 2010 às 13:45
Boa explicação. A fructose, embora seja um açúcar natural, contida na fruta não estimula tanto a insulina como a glicose.

Os hidratos de carbono, arroz, pão, massa, bolachas fazem engordar e criam barriga. Eu deixei de tomá-los e não só emagreci como perdi a barriga (antes tinha uma barriga voluminosa), agora não tenho nada.

Eu sigo a dieta da zona. Esta dieta aconselha, não tomar hidratos de carbono com alto índice glicémico para que não haja muita  libertação de insulina.

Os hidratos de carbono que aconselha comer são as frutas e vegetais, são suficientes para fornecerem ao corpo o açúcar que necessita.

De Olivana a 27 de Abril de 2010 às 18:12
Tens a certeza das calorias das amendoas? É que vi em mais que um site que 10 amendoas tinham 600 e tal calorias... http://www.cdof.com.br/nutri43.htm#FR

De buxi a 27 de Abril de 2010 às 20:00
Tenho a certeza absoluta. Esse site tem erro,100 gramas sao cerca de 600 calorias está correcto, até diria 615 calorias. Mas  10 unidades está errado pois cada amendoa pesa cerca de 1 grama e por ai vez que 10 amendoas nunca pesariam 100 gramas.

De Olivana a 27 de Abril de 2010 às 20:17

Pois, realmente depois vi que devia ter erro pq 10 amêndoas n pesam 100g ;) Obrigada. Tenho visto o teu blog e aprendido muito com o que escrever. Parabéns pela forma como explicas. Bjinhos.


De buxi a 27 de Abril de 2010 às 20:18
De nada!Obrigada eu pela tua visita :D

De Luiziana a 11 de Outubro de 2012 às 19:17
Olá!  Olha.. eu tô numa dúvida danada com relação ás castanhas. Já fiz dieta low carb antes e assim que acabarem as frutinhas que eu comprei essa semana, volto á ela! Mas o lance é o seguinte, cada hora encontro um dado distinto pras castanhas.. o fat secret fala uma tabela e o corpo perfeito, outra! Você tem certeza que castanha é lowcarb? Pelo que li, 100 g de amendoas, são 640 calorias (umas 10 - 15 un) e tem 19 g de carboidrato!


Fico no aguardo.. entra lá no blog!
novaluinoiva.blogspot.com.br

De Luiziana a 11 de Outubro de 2012 às 19:33
Olá! Voltando, pois continuei minhas pesquisas e acho que você está certíssima! Vou aderir agora mesmo ;)

De buxi a 11 de Outubro de 2012 às 19:39
Olá, julgo que estas a referir a Castanha do Pará que é diferente da castanha portuguesa certo?
Ve aqui neste site: http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3091/2


Se reparares tem alguns carbohidratos, mas a maior parte é fibra,apenas tem 2gr de açucar. É para dietas e enche bastante. Mas cuidado que a Castanha do Pará tem muito Selenio que em excesso pode ser toxico, é recomendado comer no maximo 1 ou 2 por dia :)


Ja visitei o teu blog, mas nao deixei comentario porque nao deu pra deixar (so da pra quem tem conta do gmail e nao normal)

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