28.3.07

Fiz este programa para calcular quantas gramas podem comer para dar 100 calorias

Introduzam no primeiro campo os valores das calorias por 100 gramas do alimento. Normalmente é o que vem nos rotulos dos alimentos

Depois clicam no botão azul e no ultimo campo aparece as gramas o equivalente a 100 calorias.

Espero que vos seja util, eu já andava a precisar duma coisa destas há muito!lol Vou tentar meter na barra lateral.

beijokas


27.3.07

Olá migas,

Sobre os post anteriores, há pessoas que preferem marcas de iogurtes light, mas eu prefiro com açucar ou sem qualquer tipo de adoçante, precisamente porque todos os light contém aspartame que acabam por abrir o apetite. Eu desde que deixei os produtos light ( com aspartame e outros) nao tive mais recaidas. Posso mesmo dizer que em Março não tive uma unica recaida.

Agora sobre este post:

Deixo-vos aqui partes dum artigo sobre hidratos de carbono, podem consultar na totalidade no seguinte LINK

 

Digestão dos hidratos de carbono

A glicose pode ser directamente absorvida e passar para a corrente sanguínea, mas os restantes hidratos de carbono têm que passar primeiro por um processo de degradação para passar a açúcares simples e, só depois, são utilizados como fonte de energia pelo organismo.

A digestão dos glícidos requer uma passagem pelo intestino delgado antes da absorção para a corrente sanguínea.

Os monossacarídeos – também designados por açúcares simples – por serem moléculas pequenas, são de absorção rápida

Os polissacarídeos consistem em muitas unidades de açúcares simples unidas, tendo, por isso, uma digestão e uma absorção mais lenta.

Os níveis de açúcar no sangue estão controlados por duas hormonas: a insulina e o glucagon. Quando os níveis de açúcar no sangue se elevam após uma refeição com hidratos de carbono, o pâncreas liberta insulina que restaura os níveis de açúcar no sangue ao promover a entrada de açúcar (glicose) nas células, onde eles são convertidos em energia. A manutenção prolongada de elevados níveis de açúcar (ou glicose) no sangue, denominada hiperglicémia, por deficiência no funcionamento do organismo, provocaria sérios problemas de saúde ao nível dos sistemas cardiovascular, urinário e nervoso, da visão e dos membros inferiores. A diabetes é exactamente caracterizada pela existência de níveis de açúcar muito elevados na corrente sanguínea.

A velocidade com que se digere um glícido e este é absorvido para a corrente sanguínea depende do seu Índice Glicémico (IG). Alguns alimentos feculentos, ao contrário do que se pensava, têm digestão rápida (ex. arroz) e, por isso, IG elevado e alguns alimentos doces têm digestão mais lenta que o que se supunha (ex. mel), tendo por isso IG baixo.

O Índice Glicémico indica, portanto, a rapidez com que se absorvem os açúcares dos alimentos para a circulação. A glicose é o “açúcar” que se absorve com maior rapidez aparecendo no sangue quando imediatamente após a sua ingestão e tem, portanto, IG = 100. Quanto maior é o IG, maior é a rapidez com que os níveis de açúcar no sangue se elevam após o seu consumo.

 

Índice Glicémico de alguns alimentos:

Funções

A principal função dos Hidratos de Carbono é fornecimento de energia. O organismo, para assegurar as suas funções, necessita que cerca de 50% da energia diária tenha origem nos Hidratos de Carbono, preferencialmente nos complexos.

O consumo de Hidratos de Carbono de absorção rápida, ou seja, o consumo de açúcares, deve ser moderado. Estes entram mais rapidamente para a corrente sanguínea, o que faz com provoquem picos de glicemia e, portanto, também de insulina e não provocam saciedade, não “matando a fome” e mantendo o apetite. Além disso são ricos em calorias. Por essa razão são nocivos e predispõem a obesidade.

A opção deve recair, portanto, nos hidratos complexos que fazem libertação lenta de energia, erradicam o apetite e que, portanto, asseguram as necessidades energéticas do organismo ao longo do dia e contrariam o hábito de estar persistentemente a comer.


25.3.07

Olá amigas, encontrei um artigo sobre adoçantes. Coloquei aqui algumas partes do texto mas podem ler na totalidade neste link

 

Sharon P. Fowler, MPH, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas no encontro anual da Associação Americana de Diabetes. :

 

"As pessoas pensam que podem enganar o corpo. Mas, talvez, o corpo não esteja sendo enganado," ela disse. "se você não está dando ao seu corpo essas calorias que prometeu, talvez seu corpo irá retaliar buscando mais calorias. Algums estudos feitos com refrigerantes diet sugerem que eles estimulam o apetite."

Segundo ela, para cada lata de refrigerante diet consumido por dia, a pessoa teria um aumento de 41% no risco de obesidade.

 

Os professores Terry Davidson e Susan Swithers, ambos do Departamento de Ciências da Psicologia, da Purdue University descobriram que essa habilidade do corpo para contar calorias baseado na "doçura" dos alimentos pode estar sendo danificada pelo uso dos adoçantes e isso pode explicar o aumento enorme de pessoas obesas nos EUA.

 

 

O estudo, A Pavlovian approach to the problem of obesity, publicado no International Journal of Obesity, foi feito oferecendo açúcar e adoçantes artificiais aos ratos. Aqueles que receberam adoçantes, buscaram muito mais produtos calóricos que os que receberam açucar.

 

 

beijokas


23.3.07

Bom dia meninas :) Hoje parece que o sol ja está a querer aparecer!

Fiz um blog com um Concurso de Sudoku, quem gostar participe : )

http://sudokucorners.blogspot.com/

O que comi ontem:

PA1- cerelac (50gr=200cal)

PA2- iogurte de aroma de morango

A- salsichas de frango com massa

L1- pêra

L2-iogurte

J- bife de vaca com esparregado

S- iogurte de aroma tutti-frutti

Eu ando viciada nos iogurtes da marca É conhecem? Principalmente os de aroma de morango, mas ultimamente tem andado esgotados.

Beijokas!!!

 


22.3.07

Olá ninas! Menos 1 kilito! Bem bom!

Deixo aqui uma imagem dos tais boiões de 100% fruta que ontem experimentei. É bom mas não enche muito, de qualquer maneira tem poucas calorias( 60 cada). Comi de tarde, não tive fome, mas podia ter ficado mais cheia com um iogurte.Tem a vantagem de ter varias frutas e vitamina C

Fica aqui uma imagem do que estou a falar

Menu de ontem:

PA1- cerelac (50gr=200cal)

PA2- iogurte de aroma de côco

A- codorniz com massinhas tipo cotovelo

L1- a tal salada de frutas

L2-iogurte

J- codorniz ( tive de comer pq fiz duas ao almoço) com esparregado ( encontrei um esparregado de se fazer no microondas, muito fixe)

S- iogurte de aroma de morango

Beijokas pras ninas todas.

beijinhos!


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