20.8.09

Quando consumido em porções adequadas, não contribui para ganho de peso.

 

Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. Muitas pessoas pensam que o macarrão é muito calórico e por isso engorda. A maioria dos especialistas em nutrição e controle de peso concorda que o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos. Isso significa que não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar.

"O ganho de peso não causado por um alimento em particular. O macarrão quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso", ressalta a nutricionista Márcia Terra, consultora Nutricional da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).

Desta forma, entende- se que nenhum alimento deve ser analisado de forma isolada. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além
da forma de preparar os alimentos. O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio e é rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia. A redução no tempo de transformação do carboidrato em açúcar faz com que o macarrão seja considerado um alimento com "índice glicêmico" baixo a moderado.

O índice glicêmico é a velocidade que o alimento leva para ser absorvido e ser transformado em açúcar no sangue. Dessa forma, o macarrão proporciona
sensação de saciedade mais prolongada o que ajuda no consumo adequado de calorias.

 

fonte

 

 

Eu quase todos os dias como macarrão ao jantar, so tem e de ser feito com agua e sal, nada de molhos,nem manteigas, nem queijos derretidos. Uma fatia fina de queijo engorda tanto como 80 gramas de massa cozida( 100 cal)! Portanto fica logo com o dobro das calorias ( isto se lhe so acrescentaram  1 fatia...)

 

 

 

link do postPor buxi, às 16:30  Comentar

De suzi a 21 de Agosto de 2009 às 15:08
Foi esta a dieta que segui - limite de calorias... é claro que também comia muitos legumes, saladas, peixe, mas se me apetecia um bolinho ou um cubinho de chocolate era só fazer as contas! Beijinhos

De Miss Slim a 25 de Agosto de 2009 às 11:03
Não sou muito fã de massas no entanto consumo sempre os intgrais e os c/ algas.
Diz uma cozinheira bem famosa e Italiana que a massa só por si já tem calorias que chegue, por isso nada de juntar queijo e natas.
Eu não junto como tu, depois tempero é c/ especiarias e como tenho de comer lá vai :)

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