18.7.09

 

Consumir o  Aditivo Alimentar Glutamato ,aumenta o risco de ganho de peso, Causa Danos ao Cerebro


Barbara Minton

Natural News

Terça-feira, Jan 20, 2009

Artigo original em ingles

 

A investigação revelou que um intensificador de sabor encontrado em muitos alimentos populares, conhecido como Glutamato monossódico (MSG) provoca ganho de peso e obesidade em animais de laboratório por danificar a regulação do apetite no centro da área do cérebro conhecido como hipotálamo, causando resistência à leptina.

 

Leptina é a hormona que controla a sensação de saciedade. A plenitude, prazer e satisfação que vêm de ter comido é completamente perdido quando MSG é consumido, o que conduz a uma vontade de comer incontrolavel. Um recente estudo transversal na China apoia a conclusão de que o que foi visto nos estudos animais se aplica também às pessoas.

 

Estudo conclui que Glutamato pode torná-lo Gordo

 

 

O estudo, relatado na edição de Agosto  do Obesity  examinou a associação entre consumo e ganho de peso em humanos. Os pesquisadores realizaram um estudo transversal, envolvendo 752 pessoas saudáveis chinêsas com idades  entre os 40-59. Estas pessoas foram aleatoriamente amostradas em três vilas rurais no norte e sul da China. Quarenta e oito por cento eram mulheres. A grande maioria dos participantes preparavam os seus alimentos  em casa, sem uso de alimentos processados comerciais. Para o estudo, os participantes foram orientados a adicionar quantidades quatificadas de MSG  na preparação dos seus alimentos. Oitenta e dois por cento dos participantes eram utilizadores de Glutamato. A sua ingestão média foi de 330 miligramas por dia.

Após os ajustamentos, incluindo a actividade física e ingestão total de energia, os pesquisadores descobriram que o consumo de Glutamato foi positivamente relacionado com o aumento no índice de massa corporal (IMC). O ganho de peso foi significativamente maior no utilizadores de MSG dos que os que nao utilizavam. Para o terço dos participantes com a maior quantidade de MSG, as chances de chegar sobrepeso foram entre 2,10 e 2,75 maior do que para os nao utilizadores.

 

MSG é um excitotoxina que provoca danos cerebrais

 

Glutamato é um aditivo alimentar encontrado em quase todos os alimentos embalados e preparados comercialmente.  Intensifica bastante o sabor dos alimentos, mas não da forma que você pensa. MSG actua no cérebro, engana-lo fazendo pensar que a comida sabe mesmo muito bem. MSG é uma excitotoxina no cérebro, o que significa que estimula demasiado o cérebro causando a produção de quantidades excessivas de dopamina.

 

Isso cria uma sensação semelhante ao  consumo de droga que apresenta uma breve sensação de bem-estar. É altamente viciante, levando os consumidores a a voltar a comprar mais e acabam por comer demais. No processo, células cerebrais são destruídas.

 

Como o Glutamato(MSG) causa danos no cérebro e altera a capacidade do cérebro para reagir ao sinal de saciedade do hormônio leptina, é uma nobre causa da epidemia de obesidade . Vários estudos têm demonstrado que a ingestão de MSG induz obesidade em ratos. De facto, quando investigadores querem engordar  ratos em laboratório para experiências, eles alimentam-nos com Glutamato porque o seu efeito é tão previsível e ratos serão comedores com regularidade. MSG destrói o complexa estrutura de ligações no cérebro de um rato como o faz no cérebro de uma pessoa.

 

Empresas que vendem produtos alimentares processados, adoram o Glutamato porque faz ingredientes de pouca qualidade terem um óptimo sabor. O sucesso da sua marca , com sabores altamente viciante depende da sua capacidade de estimular o cérebro e criar um ciclo vicioso de compra a esses produtos. Em vez de criar um produto de qualidade que o bom gosto pelos seus próprios méritos, os produtores  de alimentos processados apenas lançam um produto de baixa integridade com MSG sem olhar para os efeitos negativos sobre a pessoa que ingere esse produto.

Um dos melhores amigos da América corporativa, a FDA, disse há muitos anos que o consumo de MSG é seguro, e tem tolerado a sua utilização como um aditivo intensidicador de sabor em inúmeros produtos alimentares transformados e de marca. Como a obesidade atingiu proporções epidêmicas na sociedade americana, a FDA tem propositadamente ignorado o fluxo de estudo mostrando a sua  efeitos causadores da obesidade.

MSG também promove a inflamação hepática e displasia

 

Inflamação crônica é um tema comum em uma variedade de percursos doenças, incluindo doenças auto-imunes. É uma preocupação devido à sua crescente prevalência no mundo ocidentalizado e sua correlação directa com factores do modo de vida, nomeadamente a dieta. Este tipo de Ddeta causa dano hepático que pode levar ao câncro de figado. Em um estudo relatado em fevereiro-março de 2008 ,edição do Journal of Auto imunity, pesquisadores relataram que injectam MSG em camundongos levou  a uma inflamação hepática significativa juntamente com obesidade e diabetes tipo 2. Para enfrentar as consequências a longo prazo do MSG em inflamação, eles realizaram análise da série MSG injetado ratinhos e centrou-se em particular na patologia do fígado.


Eles descobriram que até a idade de 6 e 12 meses, todos os camundongos tratados MSG desenvolvido inflamação hepática e mudança estrutural. As lesões foram detectadas em alguns casos. Eles concluíram que os seus resultados assumem uma importância considerável, tendo em conta a difusão do uso de dieta MSG e sugeriu que o MSG deveria ter o seu perfil de segurança reexaminados e potencialmente ser retirados da cadeia alimentar.

 

A FDA  estimula produtores alimentares a esconder Glutamato nos seus produtos

Quando as pessoas se tornam conscientes dos perigos para a sua saúde e bem-estar a partir da utilização de MSG, já não querem comprar produtos que contenham isso. Os produtores de alimentos processados sabem  que as pessoas não querem consumir MSG, mas não estão dispostos a retirá-lo de seus produtos, porque sem ele, as pessoas não querem comprá-los, a menos que a sua qualidade seja muito melhorada, uma tarefa que elevaria o custo de produção. Então eles passaram a extremos para esconder MSG em seus produtos e este foi autorizado pela FDA.

 

O termo é Glutamato é raramente visto num rótulo dos alimentos, mas é muito provável encontra-lo nos alimentos, duma forma dissimulada. Aqui estão alguns dos seus muitos disfarces: Proteina vegetal Hidrolizada  ,autolyzed proteína vegetal, proteínas vegetais texturizadas, extrato hidrolisado levedura, extracto de levedura, extrato de proteínas vegetais, caseinato de sódio, caseinato de cálcio,  proteína de soro texturizada e proteína texturizada de soja. Mesmo os termos inócuo aroma e sabor natural pode designar a presença de MSG.

O uso do MSG é outro exemplo de como empresas americanas revelou muito sobre o seu desprezo pelos  consumidores que compram os seus produtos, todos em nome da ganância. Ao continuar a bombear os seus produtos  com MSG após saberem que os seus clientes não o querem, deveriam  produzir escândalo em vez de fidelidade à marca.

 

MSG é o Intensificador de sabor mais usado no Mundo

 

 É muito difícil encontrar qualquer alimento enlatado ou embalados  que não contenha Glutamato em uma de suas formas ocultas. É na enlatados e sopas, sopa secas, refeições preparadas congeladas, pratos preparados enlatados, fast food, junk food, snack-food, comida chinesa, molho, ensopado, chili, feijões enlatados, molho para salada, temperos e misturas, caldos e massas alimentícias preparadas. A maioria dos restaurante contém Glutamato. É o que faz com o restaurante ter experiência tão tentadora. Mesmo altos preços no mercado alimentos que preparou-se como "gourmet" são polvilhadas com Glutamato, como a sopa misturas e outros produtos não-sobremesa no Harry e David's.

Você não vai escapar do Glutamto ao comprar na Whole Foods ou outras lojas que pretendem vender alimentos naturais. Muitos dos sacos, garrafas, alimentos enlatados e congelados em Whole Foods contem MSG oculto sob outro nome.

 

A maioria dos alimentos transformados para as crianças também contém altos níveis de Glutamato, tais como esparguete “O's” e outras massas ou misturas de massas preparadas, alfabeto e sopa de frango noodle sopa, microwavable copos, jantares embalados comercializados para as crianças, e muito mais. Uma refeição de alimentos contendo Glutamato pode elevar o nível sanguíneo de excitotoxinas para um valor comprovado em primatas para destruir células cerebrais. Uma criança de cérebro é quatro vezes mais sensível a danos por excitotoxinas do que é o cérebro de um adulto.

Glutamato ingerido com regularidade por crianças pode ser uma razão por trás da queda da nação  dos resultados dos testes, bem como atenção e hiperatividade problemas expostos pelas crianças em casa e na escola.

A melhor maneira evitar o glutamato está comprar todos alimentos simples e prepará-los em casa. A próxima melhor coisa para se tornar um especialista em etiqueta e sabendo ler os diversos disfarces em que glutamto. Existem alguns itens embalados, preparados em mercearias tradicionais, que não contêm Glutamato.

Depois de ter conseguido evitar glutamto por um período de tempo e ajustado para o delicioso sabor do alimento, tal como foi concebido para ser vivida, você ficará chocado quando você for a um restaurante e sentir o sabor dos alimentos carregados com glutamto novamente. Você saberá instantaneamente porque o sabor é tão intensa que é que quase salta a olhos vistos, e de repente você sentir compulsão alimentar.

 

Estudo descobre que trevo vermelho1 e capaz de bloquear danos cerebrais  provocados pelo Glutamato

Às vezes, ha situações em que é inevitável ficar ao pé de alimentos que contém Glutamato.

Um convite para  comer num restaurante com amigos, a necessidade de  por vezes parar num fast-food durante uma viagem e muitas outras situações que podem surgir,  tornando a exposição ao Glutamato inevitável.

Um estudo recente concluiu que a pré ingestão de um suplemento de trevo vermelho antes da refeição pode anular o potencial de danos cerebrais causados pelo Glutamato.

 

 

Na edição da Phytomedicine, 5 de junho de 2008, relata que os investigadores encontraram uma mistura natural de isoflavonas phytoestrogenic encontrados no trevo vermelho pode proteger o cérebro da toxixidade do Glutamato. Eles usaram uma linha de  células  corticais humana para testar a eficácia de uma fracção de trevo vermelho. Quando as células foram pré-tratadas com isoflavonas de  trevo vermelho, houve um aumento significativo na  sobrevivência da célula e uma significativa diminuição na liberação de uma enzima celular que indica danos. O pretratamento também impediu as perturbações morfológicas  causadas pelo Glutamato.

 

1 Trevo Vermelho = Trifolium pratense (Red Clover)

 

 

link do postPor buxi, às 08:47  Comentar

De Nani Silva a 23 de Agosto de 2009 às 23:18
Ola:

Muito interessante o artigo e comentarios, pena que exista tanta gente comentando erros na alimentacao e no fundo se estao "suicidando".

Uma pergunta, nao entendi o significado de: "Glutamato ingerido com regularidade por crianças pode ser uma razão por trás da queda da nação ...... "

Agradecia uma aclaracao do que possa significar a queda da nacao??!!!

Grata/ Nani

De buxi a 24 de Agosto de 2009 às 10:06
Eu so traduzi o texto, mas fui verificar no original e tinha me esquecido do resto da frase, uqe queria dizer queda dos valores escolares ( notas da escola)

De Nani Silva a 24 de Agosto de 2009 às 14:51
Ola Buxi:

O artigo e' interessante e educativo. Muitas vezes comprei no Wild Oats confiante que tinha um melhor control de productos quimicos nem me preocupava em ler etiquetas, mas agora estarei mais atenta ao que compro la’ .

Por outro lado, esta' mais que provado que tanto o glutamato como o aspartame (e nao so’!!!) sao puros venenos que aparecem nos productos alimentares muito bem camuflados com outros nomes e causam variadissimas situacoes medicas graves, transtornos variadissimos , estudantes agressivos, hipereactivos, etc.etc.

No meu caso, faz-me alergia, dores de cabeza, indisposicao, pressao arterial alta, boca, lingua e paladar alterados com a sensacao de queimadura e inchaco.

Temos que cuidar muito o que ingerimos, ler bem os ingredientes e evitar a todo custo enxarcar-nos em quimicos.

Bom trabalho o seu de traduzir e divulgar estas noticias !





De buxi a 24 de Agosto de 2009 às 15:05
obrigada pelo comentário simpatico :)

De Anónimo a 24 de Agosto de 2009 às 14:37
Alo Buxi:
obrigada pela aclaracao, agora ja' faz sentido o comentario, ao acrescentar "queda dos valores escolares na Nacao" a' frase.

:)

De Cristina Sachet a 8 de Abril de 2010 às 16:52
Recentemente comprei sementes de trevo vermelho e branco e estou procurando alguma fonte que me diga que eles podem ser consumidos pelo ser humano. Como vi que aqui tu mencionas esta questão do trevo vermelho, gostaria de saber se tu tens conhecimento sobre o consumo da própria semente germinada ou não do trevo vermelho e do branco. Obrigada. 

De buxi a 8 de Abril de 2010 às 16:58
Infelizmente não tenho, mas se encontrar colocarei aqui :)
Obrigada por perguntar

RSS

Pesquisa de artigos :
 







livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues




Arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Visitas