16.7.09

Versão traduzida desta Noticia

 


 

 

O seu Supermercado é um campo de minas?

Recentemente, fui às compras com o meu sobrinho 11 anos, e fiquei chocado e  pouco  preparado para a experiência. Tal como as outras crianças sua idade, ele preferiu refrigerantes de dieta contendo aspartame e óleo vegetal brominado (BVO). Ele também preferiu alimentos processados  altos em Glutamato.

 
Deparei comigo a protestar  contra as suas escolhas, explicar os perigos dos aditivos alimentares, e remover esses produtos  do carrinho de compras mais rápido que pude. Esses aditivos alimentares são prejudiciais à saúde, e representam um campo minado no supermercado à espera dum consumidor pouco conhecedor.

 

 

Aspartame - Honra Duvidosa

 

Desde 1981 a aprovação como um aditivo alimentar, aspartame tem a  honra duvidosa de ter a maior parte das queixas relatadas à FDA da reacção adversa , representando 75%  de todas as denúncias (9).

 

Aspartame é um adoçante químico nos regrigerantes Diet, como  Cola Diet e Diet Pepsi com nomes como NutraSweet, Equal, etc Pequenos pacotes de aspartame são colocados sobre as mesas em restaurantes,  e nos cafés para utilização como adoçante em vez de açúcar.



Estudos de Segurança do Aspartame - Cancro?

A indústria do aspartame tem patrocinado 74 estudos sobre a segurança do aspártamo , mostrando a todos que o Apartame  é seguro. Quando estudos são feitos a nivel privado, sem qualquer ligação com a indústria do aspártamo e  ao FDA, 89 de 90  dos estudos identificaram problemas de segurança com a utilização aspártamo . (1) Um estudo preocupante de 2007  feito por Soffritti no Instituto Ramazzini, em Itália, revelou que o aspartame é um  multipotential cancerígeno (2).

Evite o campo minado do aspartame

Muitas pessoas bebem bebidas light convencidas que vão perder peso.  Um estudo recente demonstrou ser uma farsa, descobrindo um aumento risco de 
41%  de ter excesso de peso por cada lata ou garrafa de refrigerante diet consumido diariamente.(8)  O adoçante aspartame activa receptores no cerebro para esperar açucar (glucose) ,quando nenhum chega, o aspartame apenas aumenta o consumo de fast food e açucar.

 


MSG (Glutamato Mono Sodico) - Sindrome do Restaurante Chines

Quarenta anos atrás, a minha primeira experiencia com MSG durante  o tempo da universidade de medicina foi dores de cabeça apos comer num restaurante chines. O MSG causa o Sindrome do Restaurante Chines .(3) Desde os meus tempos da faculdade de medicina, o MSG tem sido adicionado  a milhares de produtos nos supermercados e virtualmente em todas as formas de fast food. Muito do MSG está escondido e não aparece nos rotulos.

 

MSG  e a Epidemia da Obesidade

 

MSG significa Glutamato Mono Sodico. Glutamato é um neurotransmissor excitante no cerebro, e o excesso do uso de Glutamato leva a lesão  dos neurónios e a morte celular. MSG está associado a lesões no hipotalamo  (11), causa directamente a obesidade (4) , e uma serie de sintomas neurologicos .

Estudos com ratos demonstram que o MSG é uma causa directa da obesidade.   É a nossa epidemia da Obesidade causada pelo aumento do consumo de MSG pela população?

 

 

Fontes Escondidas de MSG - Não está  nos rotulos

Virtualmente todas as fast food contem largas quantidades de MSG

 

Um novo problema com MSG é que muitas das fontes estão escondidas. Por outras palavras, as comidas processadas (industrializadas) contem de alguma forma MSG , no entando o nome MSG (Glutamato) nao aparece no rotulo.   MSG está presente em todas os fast foods incluindo o Burger King, McDonald's, Taco Bell, Kentucky Fried Chicken, Pizzas, Wendy etc.

 

Aspartame e MSG  - Fibromialgia

 
Tanto o Aspartame como MSG são Excicotoxinas .(
6)  Quando o aspartame e MSG são consumidos juntos, frequentemente acontecendo quando se come fast food e regrigerantes diet na mesma refeição,  pode haver um efeito redobrado.  Um relatorio de 2001  descreve quatro pacientes com sindrome de fibromialgia que nao reagiram a tratamentos medicos. Estes quatro pacientes notaram que a dor cronica desapareceu por completo apos terem removido o aspartame e MSG da sua alimentação.(7) 

Em adição, uma longa lista de sintomas medicos e neurologicos estão associados ao MSG e aspartame. Um sindrome inlcui fala dificultada que parece um TIA (Ataque isquêmico transitório). Isto normalmente resolve-se apos a remoção de Glutamato e aspartame da alimentação.

 

MSG - Uma Epidemia de doenças da Tiroide

  Um estudo pela Dhundsa em 1981, mostrou que MSG administrado  em cobaias (ratos) causou marcado hipotiroidismo com  mudanças histologicas  na glandula tiroide .(10)

BVO- Oleo Vegetal Brominado

Bromine (BVO) é uma subtancia toxica adicionada a refrigerantes como Mountain Dew, Gatorade, Powerade,   Fanta Laranja e Maça, Sun Drop, Squirt e Fresca.  Bromine compete directamente com Iodine no corpo causando problemas de tiroide e estados de deficiencia de Iodine.
BVO foi banido na India.

E que tal o FDA (Administração Federal de Drogas e Alimentos)
?

O FDA é uma agencia do nosso governo  e tal como outras agencias , esta infiltrado e corrupto por corporações de lobbies. Em vez de ser uma agencia para a população, o FDA é um agencia de grandes corporações que manufacturam aditivos quimicos. Os estudos de segurança sao manipulados para ter a aprovação do FDA. E é por isso que o FDA nao pode proteger o publico americano dos aditivos alimentares no nosso supermercado.
 
Em Conlusão - Evitem a minas no supermercado

Nós mal tocamos a superficie dos nocivos aditivos alimentares a evitar nos supermercados, concentrados em aspartame e MSG. Outros como gorduras trans (hidrogenadas) e GMO (Organismos Geneticamente Modificados) tambem são prejudiciais a nossa saude e por isso tambem devem ser evitados.

 

versao original

link do postPor buxi, às 08:39  Comentar

De Dietas qb a 16 de Julho de 2009 às 10:12
Nós consumidores muitas vezes nem fazemos idéia da quantidade de aditivos nocivos que ingerimos.

Muitos dos chamados produtos "naturais" são uma armadilha na qual caimos frequentemente, convencidos de que estamos a optar um por um produto saudável.


http://dietasqb.blogspot.com/

De SRA a 16 de Julho de 2009 às 11:32
Confesso que fiquei admirada com estes posts sobre os aspartame... Não fazia ideia... As vezes utilizo adoçante no café com leite e no café, mas te garanto que quando chegar a casa vou verificar se o meu adocante contem aspartame e elimina-lo da alimentação.
Obrigada pela dica.

De Catarina Vitoria a 16 de Julho de 2009 às 15:13
Eu de cada vez que vou ao supermercado, venho de lá em choque! Algum dia filmo as minhas expressões faciais que devem ser no mínimo cómicas. Muitos produtos têm com cada ingrediente perigoso... Enfim... Esperemos que as pessoas comecem a ter consciência do que estão a comprar e a comer.

Beijinhos

P.S: gostei mesmo do teu avental;) Tenho que arranjar um assim. Até me dará vontade de usar avental(eu e os aventais não somos grandes amigos...lol)

De Andreia a 17 de Julho de 2009 às 23:08
Olá buxi, desculpa o abuso, mas gostaria de colocar-te uma questão:
À cerca de um ano que alterei o meu adoçante que era a base de aspartame para um outro à base de ciclamato de sodio, sacarina e acesulfame. Só o consumo de manhã no café, mas todos os dias do ano! Tens alguma informação a cerca desde adoçante, ( que faz questão de ter no rotulo a informação: " sem aspartame").
Obrigada mais uma vez!
PS - acho que estás com um optimo peso... agora só precisas fazer manutenção!
Eu peso 73kg e ficaria muito feliz se chegasse aos 67 kg... mas é muito dificil pq eu adoro doces... ja respondi ao teu questionário e faço parte daquelas que comem açúcar todos os dias! :(

De buxi a 17 de Julho de 2009 às 23:59
Ola :) sobre esse adoçante nao sei, mas sei que tudo o que tem quimicos bem nao faz, pois o corpo humano nao esta preparado pra isso. Faz so isto, experimenta por dois dias nao comeres nem açucar nem qualquer adoçantes. Evita coisas doces. Depois diz-me como te sentes ao 3 dia ;)Vais ver que a tua vontade por doces diminuiu. Açucar e como cocaina, e branca e vicia, mas se deixares de comer, perdes a vontade, nao podes e deixar devagarinho, tem de ser mm radical. Se eu fiz e comia doces todos os dias tu tambem consegues!

De Andreia a 18 de Julho de 2009 às 11:31
Bom dia! obrigada pelo incentivo... vou experimentar fazer isso que me sugeriste ;), depois digo-te como correu!
Em relação ao tal adoçante, depois de por aquia questão fui a procura de informações... e tal não é a minha surpresa quando fico a saber que ele é proíbido nos EUA e no Japão há decádas....

De Andreia a 18 de Julho de 2009 às 12:11
.... diz-me só uma coisa: as frutas também estão excluídas nestes dois dias de jejum ao açúcar, ou pode-se comer?....
Obrigada!

De buxi a 18 de Julho de 2009 às 12:51
Depende, tenta so comer de indice glicemico baixo como abacate ou amendoas nesses dias, mas depois podes optar por peras ou maças ou ameixas( pouco doces) ou cerejas, mas nao muitas! Porque o truque esta em comer coisas nao doces porque ajudam a limpar o vicio. Por exemplo, as bananas, melao , manga e uvas sao muito doces, ja nao deves comer estas.
Nao te esqueças que deves comer arroz integral ou massa integral, tanto ao jantar como ao almoço para nao sentires fome. Da uma vista de olhos nos links a direita onde diz Menu Geral e ficas com uma ideia.

De Cherry a 18 de Julho de 2009 às 03:01
Quando se toma consciência das coisas ir as compras consegue ser uma verdadeira missão impossível... Tenho uma dúvida..como fazer com os iogurtes? Eu neste momento só compro iogurtes naturais porque são os únicos que não têm açucar ou aspartame nos ingredientes..mas e se quiser com aroma? Não existem sem açucar?

Criei um blog para ir contando as minhas aventuras no mundo da RA..mas já sigo este blog à um tempinho :)
Se puder passe por lá e deixe um comentário :))

De buxi a 18 de Julho de 2009 às 07:31
Olá, tentei ir ao teu blog, mas deu o aviso que era privado, dai nao conseguir postar la...:( tenta alterar nas definições para publico.

Sobre os iogurtes, infelizmente a unica opção no mercado e mesmo os naturais, o que fazes é cortar fruta variada aos quadradinhos pequeninos e meter la para da dentro.

Numa vez cortas pera, da outra cortas pessego ,maça,morangos,cerejas,é so escolheres, fazeres so com uma ou misturares, vais ver que encontras mil e um sabores e o iogurte natural passa so a ser a base. O meu namorado por exemplo é muito adepto de banana , melão e caju, mas eu ja nao posso abusar muito dessa fruta, pois e bastante doce. Por fim rematas com umas amendoas (como é da praxe desta dieta ) o que faz o iogurte ficar bastante consistente.

Ate vais passar a gostar mais deste iogurte dos que tens vindo a comer ate agora ;) Tudo natural!

RSS

Pesquisa de artigos :
 







livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues




Arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Visitas