7.3.09

Artigo escrito por Dr. Márcio Bontempo Livro "Relatório Orion" 

 

 

Sabemos bem que o açúcar é o principal representante da alimentação industrializada moderna. Temos consciência de que 85 por cento das doenças modernas são provocadas pela poluição alimentar e por uma nutrição desequilibrada.

 

Por ser considerado então como um produto antibiológico, ou antivida”, ele está diretamente ligado à causa ou à colaboração para o surgimento de várias doenças, como a arteriosclerose, o câncer, a leucemias, o diabetes, as varizes, as enxaquecas, as distonias neuro-vegetativas, insônia, asma, bronquite, distúrbios menstruais, infecções, pressão alta, prisão de ventre, diarréias crônicas, perturbações e doenças visuais, problemas de pele, distúrbios glandulares, anomalias digestivas variadas, cáries dentárias, problemas de crescimento, osteoporose, ossos fracos, doenças do colágeno, doenças de auto-agressão etc.

 

Podemos considerar também o açúcar como cancerizante, pois é imunodepressor, quer dizer, faz diminuir a capacidade do organismo quanto às suas defesas e principalmente por eliminar o importante íon magnésio, devido à forma excessiva como é consumido hoje.

A incidência do câncer de mama pode variar consideravelmente de um país para outro. Muito rara no Japão, por exemplo, a doença torna-se comum entre as japonesas que imigram para os Estados Unidos.

 

Depois de estudar diversos fatores que explicassem o fenômeno, os cientistas Stephen Seely, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, e D. F. Horrobin, do Instituto e Pesquisa Efamol, de Kentville, no Canadá, concentram suas atenções num deles, a alimentação – e, em  artigo publicado na última edição da revista inglesa New Scientist, levantaram a hipótese de que uma das causas do câncer de mama possa ser o açúcar.

 

Seely e Horrobin compararam os índices de consumo per capita de açúcar e as taxas de mortalidade por câncer de mama em vinte dos  países mais ricos do mundo. Revelou-se que as nações que mais comem açúcar são exatamente as que apresentam mais óbitos – por ordem decrescente, a Grã-Bretanha, a Holanda, a Irlanda, a Dinamarca e o Canadá.

Os cientistas avançam uma explicação para as propriedades cancerígenas das sobremesas. Uma parte da glicose contida no açúcar – cerca de 30 por cento – vai direto para a corrente sanguínea.

 

 

Para fazer face e esse súbito aumento da taxa de glicose no sangue, o pâncreas produz mais insulina, o hormônio encarregado de queimar açúcar. O tecido mamário depende desse hormônio para crescer. O mesmo acontece com as células do câncer de mama. Seely e Horrobin supõem que a inundação do seio pela insulina, em seguida à ingestão de açúcar, criaria assim as condições ideais para o surgimento do tumor.

 

Ler artigo completo

 

 

 

 

 

 

 

link do postPor buxi, às 23:26  Comentar

De Crazy Cat Lady a 8 de Março de 2009 às 14:39
bom artigo, mas o cancro não é uma doença moderna. Tem registos desde o antigo egipto, e sou capaz de jurar que eles não tinham açúcar. E no japão o cancro de mama tem aumentado desde a introdução de carne na alimentação. Quanto ao sistema imunitário e doenças de ossos, tem de se olhar para o excesso de medicação e falta de exercício. Se o sistema imunitário e os nossos ossos nunca trabalham, é normal que se deteriorem.

De buxi a 8 de Março de 2009 às 14:59
Olá, é interessante sim e segundo o livro Sugar Blues, o uso do açucar já era referido no século quinto AC ( o que abrange a epoca do Antigo Egipto), se quiseres dá uma vista de olhos no link do livro aqui no blog mais ou menos a partir da pagina 30, onde refere um pouco da história.
A medicação concordo também pelo facto de conter demasiados quimicos "anormais" ao corpo humano.

De Crazy Cat Lady a 8 de Março de 2009 às 16:39
Dei uma vista de olhos no livro, mas no Egipto o açúcar branco não era consumido na antiguidade ( tinham mel que era um privilégio das famílias ricas, mas não era um uso vulgar). No entanto tinham bastante uso de especiarias de plantas estrogénicas, como o fennel e o fenugreek, mesmo a cevada, muito comum na época tem propriedades estrogénicas.
Acho que há pouco cuidado nestes estudos que fazem estas afirmações: "Revelou-se que as nações que mais comem açúcar são exatamente as que apresentam mais óbitos ", também são os países com menos exercício, onde bebem mais cerveja, onde a pílula anti-concepcional é mais usada, onde comem mais carne vinda de matadouros que alimentam os animais a hormonas de crescimento, onde há mais restaurantes indianos na europa e américa (a cozinha indiana usa muitas especiarias estrogénicas ainda hoje), e mais importante, são os países com maior passagem de cancro entre gerações. Dizer que o açúcar está relacionado com o surgimento de neoplasias é fácil de apoiar estatisticamente, mas é bom que se querem arranjar causas, é bom que se esforcem mais um pouco no motivo. O aumento de insulina aumenta o estrogénio o que alimenta tumores RE+, mas se mais estrogénio sozinho causasse cancro não havia uma grávida no mundo que não tivesse cancro.

De buxi a 8 de Março de 2009 às 21:48
Sim, existem bastantes factores que contribuem. No entanto,andei a vasculhar na internet e descobri que o mel era usado pelas elites egipcias,até mesmo no vinho, que contém bastante glicose, acabando por ter um efeito semelhante ao do açucar refinado se usado em altas doses.

http://nefertiti.iwebland.com/timelines/topics//beekeeping.htm

Também encontrei este artigo onde indica que nas elites existia obesidade, que poderá indicar uma alimentação rica em hidratos de carbono.

http://www.proteinpower.com/drmike/uncategorized/obesity-in-ancient-egypt/

Mas são só hipoteses.

RSS

Pesquisa de artigos :
 







livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues

livro gratis sugar blues em portugues




Arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Visitas