3.3.09

Vou vos dar um exemplo em como é importante saber ler os rótulos, principalmente quando há alimentos que dizem 0% de gordura e muita gente cai no erro de pensar que não engordam.

 

A unica maneira que me guio para ver se um alimento engorda é através das calorias.

 

Por exemplo:

 

Vamos supor que alguém compra um iogurte que diz não ter qualquer gordura. Diz mesmo "0 % de gordura". Mas no rótulo diz que tem 54 calorias.

 

Como sei se afinal engorda?

Divide-se as calorias por 9 o que dá neste caso 6 gramas. Isto quer dizer que embora o produto não contenha gordura, quando ingerido, e se a pessoa não fizer exercicio equivalente a 50 calorias, ele vai se armazenar no corpo como gordura, neste caso 6 gramas de gordura. Portanto, este iogurte que diz 0% de gordura, afinal vai acabar por engordar 6 gramas!

 

Na minha opinião, é importante saber quantas calorias ingerimos, nem que seja pra ter a noção se um alimento engorda muito ou não, sem levar a extremismos.

 

 

link do postPor buxi, às 09:39  Comentar

De Menos Peso a 3 de Março de 2009 às 10:17
Eu costumo anotar tudo o que como e quais as calorias correspondentes, mas por exemplo nas refeições principais (almoço e jantar), tenho alguma dificuldade em calcular o valor correcto, porque normalmente misturo ingredientes, como ontem fiz arroz integral com carne de peru picada com favas e cenoura ripada. Do meu ponto de vista teria que pesar todos os ingredientes e depois calcular as calorias totais e dividir pelo n.º de porções que dá, ou então posso também optar por definir que uma refeição deste tipo tem entre 250 a 300 Kcal, apenas quando leva massa é que poderá aumentar para 400 kcal. Mas é complicado, usas alguma técnica específica?
Beijos

De buxi a 3 de Março de 2009 às 10:37
Eu normalmente como sei que as calorias entre massa e arroz sao semelhantes sei que o equivalente a 80 gramas cozido é 100 calorias. Portanto peso logo 80 gramas na balança Quando tem outros ingredientes à mistura se vir que tem muitas calorias como o azeite tento meter menos.
A carne e peixe não conto, porque acho importante comer proteinas.Tenho apenas uma ideia que um bife e um peixe médio são suficientes.
No fundo a regra é quanto mais calorias tem um alimento menos meto em quantidade.

De Menos Peso a 3 de Março de 2009 às 10:57
Eu comprei uma caixa de arroz integral que diz que por 100 gr tem 330 Kcal, portanto por cerca de 80 gr estaria a ingerir 264 Kcal e não 100 Kcal como tu, qual o arroz integral que compras? Quanto tempo é que demora a cozer? O que eu comprei coze em 10 minutos.
Quanto à carne, quando como carne picada, por norma como 4 colheres de sopa.
Beijos

De buxi a 3 de Março de 2009 às 11:19
Essas 330 calorias é quando está cru, porque depois de cozido absorve água e fica mais pesado, so pesas depois de cozido.

Se pesares em cru é mais complicado porque so podes mesmo cozer uma porção individual de cerca de 30 gr.O meu coze em 25 minutos.
Faço logo uma grande panela pra dar pra varios dias e depois é so tirar porções de 80 gramas para o prato.

Resumindo:
100 cal = 80 gr já cozido ou 30 gr pesado cru
(Fiz os calculos arredondados)

De Menos Peso a 3 de Março de 2009 às 13:12
Olá Buxi,
Vim agora mesmo de fazer umas comprinhas e estive a verificar isso do arroz integral, todos os existentes têm à volta de 350 kcal/100 gr, por isso vou considerar o teu cálculo, tendo em conta que quando cozido fica mais leve.
Beijos

De Cristina Gouveia a 3 de Março de 2009 às 13:42
oi... bom eu nao precebo nada disto dos blogs. mas ouvi falar numas massagens... sera que da para me falares dessas massagens é que nao consegui ler nada no teu blog sobe isso.
se poder ser por email aqui vai o meu... krixgouveia@hotmail.com.
A barriguinha ja começa a crescer e nao ha meio de ela parar...lol

De buxi a 3 de Março de 2009 às 14:04
De massagens nao entendo muito...

De cristiane a 3 de Março de 2009 às 14:03
oi td bem
faz tempo que vinha tentando postar pra ti mas nao conseguia ...sei la porque..ja até estou seguido seu blog . mas gostei da sua formula para calcular as calorias e uma forma de controlar bem o que esta se comendo e quanto vai acumular de gordura por cada alimento, tambem tenho muita dificuldade de calcular as porçes como arroz, salada etc.. axo q a melhor forma seria pesar mesmo super bjos
te mais

De Mariamania a 3 de Março de 2009 às 15:33
tens toda a razão, também ando mais atenta a isso desde que comecei a ler o teu blogue! tens dicas realmente úteis e às vezes desejava ter a tua capacidade de autocontrolo. Cortei todo o aspartame e glutamato mas o açúcar fica complicado de tirar completamente. Mas ando realmente muito mais atenta aos rótulos! obrigada pelos conselhos!
beijinhos

De mama em dieta a 3 de Março de 2009 às 16:05
EU devo ser a unica pessoa no mundo qeu nao gosta de Paris..lolololol

mas gosto de salada de agrioes :P

bj

De Beta a 3 de Março de 2009 às 23:27
Dicas e informações sempre úteis.... esta rapariga é um achado!!!
Bjinho gande miguinha!

De suzi a 5 de Março de 2009 às 14:25
Buxi,
Eu fiz a dieta das 1000 calorias, durante 5 meses e emagreci 18 kg. Sempre muita atenção aos rótulos, e principalmente ás gorduras. O açúcar não engorda tanto como as gorduras. Há muita gente que pensa que faz dieta por não comer doces e depois comem um folhado porque estão de dieta. Vale mais fazer, em casa, por exemplo, um bolo sem gordura do que comer um rissol na pastelaria, todos os produtos comprados em pastelarias têm rios de gordura. Meninas, é só preciso ter um bocadinho de atenção ás gorduras. E ler muito bem as letras pequeninas das embalagens. Boas dietas!

De suzi a 5 de Março de 2009 às 15:14
Buxi, a minha dieta começou com a ajuda das tuas calculadoras de calorias e, depois, fui pesquisando até conseguir uma dieta equilibrada. Também tive a ajuda da minha querida Dra. Ana. Mas quero agradecer a tua ajuda por partilhares estes conhecimentos. Pus no meu blog as tuas tabelas, porque, para além de ser um blog de doces, reduzo sempre nas gosrduras e, mais ainda, para me acalmar os desejos e as fomes, quando estive de dieta, nunca deixei completamente os doces. Reduzi muito, mas não os abandonei. Se quiseres receitinhas pouco calóricas vai passando por lá porque isso é uma das minhas imposições. Até tenho um post sobre isso. Obrigada!

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