29.1.09

Se prescindir de uma refeição, para além de comprometer a ingestão diária adequada de nutrientes, essencial para o equilíbrio do organismo, a única coisa que consegue é:

Comer mais na refeição seguinte (tratando-se do jantar, talvez não aguente até ao pequeno-almoço e se veja obrigado a atacar o frigorífico durante a noite).

 

Armazenar, sob a forma de gordura, tudo o que ingerir a seguir e abrandar o seu metabolismo, que, face à ausência de nutrientes para transformar em energia, se habitua a gastar menos combustível, diminuindo, assim, o consumo de calorias em repouso.

 

Por outro lado, julga-se que ao comer unicamente fruta ao jantar se está a tomar uma opção saudável. Um engano, uma vez mais. Um jantar só de fruta é uma refeição desequilibrada, que carece de proteínas, cálcio e ferro.

 

Para além disso, num cálculo aproximado, quatro peças de fruta representam nove a 10 colheres de sopa de açúcar, cerca de 800 calorias. Estamos a falar de cerca de metade das calorias que uma mulher de 60/65 kg deve ingerir diariamente para perder peso (1600 a 1800 kcal).

 

Ora, se lhes juntar as calorias das restantes refeições, o caminho mais provável será o aumento de peso em vez do seu decréscimo. Para um jantar equilibrado e dietético, deve optar por uma refeição completa e moderada em quantidade.

 

A nutricionista Magda Roma recomenda uma peça de fruta antes de jantar e peixe grelhado ou cozido com verduras, por exemplo. Porquê a fruta antes da refeição? «Os seus micronutrientes (vitaminas e minerais) são absorvidos em maior concentração, e a fibra que nos fornece contribui para saciar a fome, ajudando a moderar as quantidades ingeridas durante a refeição principal», explica.

 

 

 


Artigo retirado daqui

 

 

 

 

link do postPor buxi, às 10:23  Comentar

De Menos Peso a 29 de Janeiro de 2009 às 11:16
Eu concordo comigo os Frutos secos também funcionam, opto por uma mão (pequena) apenas e fico satisfeita, mas realmente não somos todos iguais e não reagimos da mesma forma aos mesmos alimentos. Eu ainda me estou a explorar e por isso existem coisas que vou melhorando.

A parte de não jantar também já sabia, acho que nunca fiz isso, como sempre alguma coisa.
Beijos

De suzane a 29 de Janeiro de 2009 às 14:57
Aiii ! Vou te consefessar q eu sempre pulo alguma refeição na ilusão de estar "cortando calorias" ...
Adorei saber q ñ funciona/precisa! rs
Bjo grandee obrigada por sua visitinha la ta?
AHhh! te indiquei pra um selinho, se qser vai la ver!
Bjao

De Da gordura à formosura a 29 de Janeiro de 2009 às 14:59
Não sei de onde se vão tirar essas ideias estapaúrdias. É o jantar e o pequeno almoço. Por que raio é que não se há-de comer essas refeições tão importantes?!
Eu além do jantar ainda ceio (1 iogurte geralmente) e não é por isso que deixo de emagrecer.
Beijocas.

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